Questões de Educação Física da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da CESPE / CEBRASPE

Acerca dos fundamentos fisiológicos do exercício físico, julgue os itens que se seguem.

I A adrenalina, hormônio secretado pelas glândulas supra%u2013renais, é elemento causador de vasoconstrição e, conseqüentemente, de elevação da pressão arterial.

II A atividade física, principalmente realizada em pé, constitui um dos meios de controle da pressão arterial, em razão, entre outras, da melhora da circulação periférica e orgânica.

III A diminuição da pressão arterial durante o exercício físico pode servir como parâmetro para a interrupção precoce e imediata de teste de esforço.

IV A pressão arterial é expressa por dois valores, sendo o maior denominado pressão diastólica ou de contração cardíaca, e o menor, pressão sistólica ou de relaxamento.

V Em situação de repouso, uma pressão arterial elevada, a exemplo de 200 mmHg/100 mmHg, não representa contraindicação para início de teste de esforço.

Estão certos apenas os itens

As lesões podem ser classificadas quanto a sua natureza ou quanto a seu tipo. Acerca dessa classificação, julgue os seguintes itens.

 I A lesão aguda resulta de um incidente traumático súbito, a exemplo de uma forte e repentina torção do joelho.

II A tendinite do tendão de Aquiles constitui exemplo da denominada lesão crônica.

III As lesões nos tecidos moles, como os estiramentos ligamentares, as distensões e contusões musculares, enquadram-se na categoria das denominadas lesões sem risco de vida.

IV As fraturas ósseas e luxações são consideradas lesões sérias.

V Constituem exemplos das denominadas lesões com risco de vida os sangramentos intensos (hemorragias arteriais), a hipotermia e hipertermia.

A quantidade de itens certos é igual a

Na revisão científica das diversas informações já publicadas acerca da relação entre exercício físico e osteoporose, o American College of Sports Medicine (ACSM - Colégio Americano de Medicina do Esporte) estabeleceu cinco princípios básicos que devem ser observados na avaliação de um programa de exercícios para a prevenção e o tratamento da osteoporose. O fato de pessoas com níveis mais baixos de densidade óssea e de força apresentarem melhor resultado em programa de exercícios do que as que possuem densidade óssea normal ou acima do normal está relacionado ao princípio

Com relação ao condicionamento físico para a promoção da saúde e reabilitação, julgue os seguintes itens.

 I É correto afirmar que a atividade física regular, em especial a atividade física vigorosa, e a perda de peso contribuem para a redução do HDL, conhecido como colesterol ruim.

II A atividade física moderada regular aumenta significativamente os níveis de triglicerídeos.

III A atividade física regular e moderada contribui para a diminuição dos coágulos sanguíneos indesejáveis que se instalam nos vasos e artérias.

IV A atividade física moderada regular reduz a pressão arterial em indivíduos de meia-idade ou mais velhos, o que também pode ser conseqüência da perda de peso ou redução do estresse.

V A atividade física regular contribui para a reposição dos níveis de LDL (colesterol de lipoproteína de baixa densidade), também chamado de bom colesterol.

Estão certos apenas os itens

Julgue, em cada item a seguir, se é apresentado procedimento de emergência correto a ser adotado no atendimento a vítima de insolação, durante atividade física ou esportiva.

I Colocar saco de gelo na cabeça da vítima.

II Fazer fricções na pele da vítima, para facilitar a circulação sanguínea.

III Remover a vítima e colocá-la em local fresco e arejado, ou refrigerado.

IV Executar massagem cardíaca ou respiração boca-a-boca, caso necessário.

V Refrescar o corpo da vítima com aplicação de compressas frias na testa, rosto e pescoço.

A quantidade de itens certos é igual a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis