Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

A partir do século XIX, com a consolidação do Estado burguês, elaboram-se conceitos básicos sobre o corpo e sua utilização como força de trabalho com a intenção de se investir na construção de um homem novo que possa suportar uma nova ordem política, econômica e social. A Educação Física como disciplina foi utilizada para viabilizar a construção deste homem novo, sendo, portanto, a própria expressão física da sociedade do capital (Soares, 2001). De acordo com a autora, a Educação Física contribuiu para a consolidação dos ideais da Revolução Burguesa, pois:

A abordagem desenvolvimentista opta por um estudo que parta de aspectos biológicos invariáveis na espécie humana para propor uma visão de Educação Física. Dessa forma, defi ne-se, como objetivo inicial para a Educação Física escolar propiciar à criança a aquisição de habilidades motoras básicas, a fi m de que seja facilitado a ela o aprendizado posterior das habilidades consideradas mais complexas. Ao analisar esta abordagem, Daólio (2004) considera que:

A sociedade ainda vincula a questão da corporeidade a duas grandes áreas: uma ligada à saúde, especifi camente ao tratamento de doenças, e a outra engloba a Educação Física e as práticas esportivas. Santin (in Moreira, 1992) observa que a Educação Física ainda concebe o corpo majoritariamente pela ótica da aptidão e da capacidade de praticar exercícios. Nesse sentido, a Educação Física age sobre o corpo infl uenciado pelo princípio da:

Oliveira (2006), ao apresentar a transição do modelo de escola doméstica para a escola graduada, no Brasil do século XIX, nos mostra que diversas alterações nesta transição incidem sobre o corpo para que o processo de escolarização de massa atendesse às expectativas da sociedade do período. Algumas teorias estiveram presentes para redefi nir o papel conferido ao corpo e, de acordo com o autor, a teoria que se preocupava com “o cansaço e o descanso dos alunos, com a arquitetura dos edifícios escolares (...), bem como com o tempo escolar” é a:

Desde a década de 1980, acompanha-se o debate sobre a função do esporte na escola. De acordo com Assis de Oliveira (2001), se, por um lado, ele está a serviço da instituição esportiva, por outro é capaz de transmitir valores. Assim, a escola, por meio da Educação Física, estaria assumindo os códigos, sentidos e valores da instituição esportiva. Uma das possibilidades de educação e de socialização por meio do esporte ocorre:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis