Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

Com a consolidação da Revolução Burguesa no século XIX, a Educação Física ganha espaço e integra, de modo orgânico, o nascimento e a construção de uma nova sociedade. A preocupação com o corpo se dará no âmbito anatomofi siológico e a ciência utilizada para isto será calcada nos princípios da observação, experimentação e comparação. O homem passa a ser explicado e defi nido nos limites biológicos. De acordo com Soares (2001), a visão de ciência utilizada naquele momento histórico era denominada:

A avaliação em Educação Física, em alguns casos, ainda é utilizada como instrumento de pressão e castigo, ou ainda pode ser utilizada como forma de selecionar os melhores em detrimento dos menos habilidosos. Em outros casos, ela sequer acontece. De acordo com Darido e Souza Jr (2007), do ponto de vista do estudante, a avaliação é um instrumento:

Não é raro o professor de Educação Física trabalhar em uma mesma escola com várias turmas de faixas etárias diferentes. Assim, segundo Campos (2011), torna-se necessário construir um planejamento de forma integrada e participativa com outros professores e com os alunos, principalmente na seleção e organização de conteúdos, com objetivo de respeitar o desenvolvimento humano nas suas diversas fases. Portanto, tal seleção e organização de conteúdos deve respeitar uma lógica sequencial de:

Durante muito tempo, a Educação Física Escolar pautouse pela avaliação performática, em que as valências físicas dos estudantes deveriam ter como referência a de atletas de alto rendimento. Atualmente, há um panorama diferente no tratamento dado à avaliação da disciplina, que visa abranger diversas dimensões pessoais que caracterizam o estudante. De acordo com as orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ Ensino Médio, a avaliação da Educação Física na escola deve abranger as dimensões:

O apelo midiático exercido sobre o esporte o faz ser reconhecido como um fenômeno cultural. Hoje, já se convive com programas e até mesmo canais de televisão específi cos que promovem sua difusão. Para Kunz (2001), este fato transforma o esporte em uma mercadoria que atinge grande parcela da população, na qual nossos alunos estão inseridos. Observa-se que, muitas vezes, eles tentam, nas escolas, reproduzir sem sucesso o rendimento e a desenvoltura de atletas profi ssionais. Para o autor, a compreensão restrita de esporte relaciona-se:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis