Listagem de Questões sobre Geral
Um professor reservou uma de suas aulas para que seus alunos escolhessem um conteúdo a ser trabalhado naquele dia. Após muita conversa, a maioria da turma decidiu que jogariam queimada e então todos acataram. Entretanto, o professor não queria que eles simplesmente jogassem, mas também valorizassem o jogo como um conhecimento historicamente produzido pela sociedade. Nessa ação promovida pelo professor, destaca-se a dimensão:
A Educação Física nas escolas é desenvolvida a partir das infl uências de algumas tendências pedagógicas que o professor utiliza, conscientemente ou não, em suas aulas. Segundo Souza (in Pereira e Souza, 2011), no processo de avaliação também ocorrem tais infl uências, determinando a forma de como este é realizado. Nesse sentido, a autora classifi ca as funções da avaliação, de acordo com a tendência crítico-social, com ênfase na avaliação:
A inclusão de estudantes é um tema recorrente nas pesquisas sobre educação escolar. Diante da diversidade dos sujeitos que compõem uma turma, é necessário pensar as aulas de Educação Física sob o ponto de vista metodológico, para que todos possam usufruir da cultura corporal. De acordo com as orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ Ensino Médio, um professor desenvolve uma efetiva inclusão quando:
A partir d o fi nal da década de 1970, inspirados no momento histórico-social pelo qual passava o Brasil, surgiram novos movimentos na Educação Física escolar em oposição às vertentes mais tecnicistas, esportivistas e biologicistas. As análises feitas por Darido (2003) apresentam que todos buscavam uma tentativa de romper com o modelo mecanicista. Nesse sentido, dentre as análises feitas pela autora e suas abordagens, é correto afi rmar:
Na prática docente, não há como dividir os conteúdos nas dimensões conceitual, atitudinal e procedimental, embora possa haver ênfases de acordo com o planejamento do professor (Darido e Souza Jr., 2007). Contudo, ao longo de sua história, a Educação Física priorizou os conteúdos numa dimensão quase que exclusivamente procedimental. Esta dimensão relaciona-se ao:
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}