Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

Observando o cotidiano da Educação Física na escola, Campos (2011) descreve que, de modo geral, o professor é avesso ao processo de planejamento. Tal hábito pode estar fi ncado em raízes históricas de que a escola e o próprio professor ainda mantenham uma relação de descrédito no que concerne à importância da Educação Física. Segundo o autor, uma forma de superar este paradigma é:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, do Ensino Médio (2000), “a infl uência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica uma subordinação da Educação Física aos códigos/sentidos da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional.” Ao analisar a presença do esporte nas aulas de Educação Física, o documento critica as relações estabelecidas entre professor e aluno que passam a ser de:

Para Castellani Filho (1998), a Educação Física esteve contemplada nos currículos da educação básica desde a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961, até a atual LDB nº 9394 de 1996. Contudo, durante todo esse tempo, a Educação Física brasileira vê-se hegemonicamente vinculada ao eixo paradigmático da Aptidão Física. De acordo com o autor, este paradigma tem como características:

O modelo tradicional de Educação Física que ainda persiste nos dias atuais se confi gura no desenvolvimento de modalidades esportivas, no fomento à saúde e na formação da personalidade. Este modelo é questionado por Kunz (2001) que, embasado na teoria crítica, se contrapõe a este modelo propondo uma teoria:

Hildebrandt-Stramann (2003) compreende a aula de Educação Física como um processo de interação social no qual o professor e os alunos defi nem suas situações de ação e, com isso, determinam também os seus signifi cados. Tal compreensão de Educação Física corresponde à concepção:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis