Questões sobre Avaliação Física

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Avaliação Física

#Questão 1001522 - Educação Física, Avaliação Física, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física - Edital nº 95

Em uma aula de Educação Física para alunos do 9º ano, o professor Olavo (nome fictício) resolveu ministrar, para seus alunos, o conteúdo de medidas e de avaliação para que eles pudessem conhecer, vivenciar e apropriar-se desse conteúdo, aplicando em sua vida. Assim, iniciou conceituando e demonstrando as principais dobras cutâneas de referência para a avaliação antropométrica. Dessa forma, sobre o reconhecimento das dobras cutâneas, relacione o nome das dobras (COLUNA 1) a seus respectivos pontos de localização (COLUNA 2). E, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
COLUNA 1 1. (___) Subescapular 2. (___) Axilar média 3. (___) Supraespinhal 4. (___) Abdominal
COLUNA 2 (___) Dobra tomada na parede lateral do peito na linha axilar média no nível do xifoide.
(___) Dobra tomada ao longo da linha natural da pele a 2 cm medial e 1 cm acima da espinha superior anterior da crista ilíaca.
(___) Dobra vertical tomada a 2 cm laterais do umbigo, mas não inclui tecido umbilical e é realizada no lado direito.
(___) Dobra oblíqua ou diagonal tomando-se como base o ângulo inferior da escápula a 45° com a horizontal, acompanhando as fibras musculares da região.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:

#Questão 1001643 - Educação Física, Avaliação Física, FCC, 2022, SEC-BA, Linguagem, com ênfase em Língua Portuguesa III

É consenso no ensino da Educação Física que as práticas da cultura corporal (danças, esportes, lutas, ginásticas etc.) e seus artefatos são consideradas textos da cultura, pois produzem e comunicam significados. Para uma melhor leitura e interpretação desses textos, é possível recorrer à leitura dos códigos de comunicação biológicos, sociais, cinéticos e culturais. Mediante essa ferramenta e tomando o samba e seus elementos enquanto prática imaterial da cultura brasileira, considere as afirmações abaixo referentes aos códigos de comunicação presentes em um desfile de escola de samba.
I. Os passos e a coreografia do mestre-sala e da porta-bandeira são códigos cinéticos, pois referem-se aos movimentos corporais executados por ambos e modelados pela cultura do samba. II. A ação de gingar ou requebrar (balançar o corpo de uma determinada forma conforme um ritmo) é um código biomecânico, pois indica aspectos históricos da cultura do samba. III. Os elementos de um desfile como passistas, rainhas, madrinhas, bateria, abre-alas, destaques entre outros são códigos sociais, pois se referem à organização pragmática de uma escola de samba. IV. O tema do samba-enredo, que guia toda a produção do desfile da escola, é um código cultural, pois manifesta diversos aspectos (políticos, econômicos, religiosos, identitários etc.) que regulam e produzem os modos de ser dos representantes da comunidade na qual a escola se insere. V. O cansaço, o suor, a fadiga, a sede, as câimbras, a resistência dos membros de um desfile são códigos biológicos, pois indicam a condição corporal dos representantes da escola.
Está correto o que consta APENAS de

Um profissional de Educação Física foi encarregado de orientar um grupo de adultos que tinham o objetivo de melhorar a aptidão física de cada um deles e criar o hábito de praticar atividades físicas mais regularmente.

No primeiro dia de suas atividades com seus alunos, o professor propôs diversos testes físicos para que, ao longo de seu trabalho, eles fossem realizados periodicamente, de modo que cada indivíduo pudesse acompanhar sua evolução. Um dos testes consistia em realizar repetições do exercício de flexão de braço até que se atingisse a exaustão.



Esse teste tem o objetivo de avaliar a

#Questão 1002591 - Educação Física, Avaliação Física, UNIOESTE, 2022, Prefeitura de Guaratuba - PR, Profissional de Educação Física - Edital nº 001

A avaliação física é um procedimento essencial no trabalho do profissional de Educação Física. Através dela é possível reunir elementos para fundamentar a sua decisão sobre o método, tipo de exercício e demais procedimentos a serem adotados para a prescrição de exercícios físicos e esportivos. Sobre avaliação física, associe as duas colunas:
1 – Teste 2 – Medida 3 – Validade 4 – Fidedignidade 5 – Objetividade
( ) Indica se o teste mede aquilo que deve ou pretende medir, ou seja, é a segurança da interpretação dos resultados do teste. ( ) Instrumento científico, de valor diagnóstico, que implica uniformidade nas condições de aplicação e correção e que vem sempre acompanhado de normas para sua interpretação. ( ) É a possibilidade de repetição de uma medida. Indica até que ponto as diferenças individuais nos resultados dos testes podem ser atribuídas a erros ocasionais de medida, e até que ponto elas revelam diferenças intrínsecas nos atributos em consideração. ( ) Técnica de avaliação que usa procedimentos precisos e objetivos, resultando em uma resposta que pode ser expressa numericamente. ( ) É o grau de concordância com o qual vários indivíduos marcam os mesmos resultados no teste, ou seja, é a ausência da influência do avaliador nos resultados do teste. 

O índice de massa corporal (IMC) é um indicador importante para avaliar a composição corporal não apenas de grandes populações, mas também em espaços de promoção da saúde que carecem de instrumentos de maior precisão para a avaliação da composição corporal dos sujeitos. Se for preciso fazer o cálculo do IMC de uma pessoa ou grupo, deve-se utilizar a seguinte fórmula:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis