Questões de Educação Artística da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística da FGV

#Questão 1003392 - Educação Artística, , FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Artes

Observe a Boîte-en-valise de Marcel Duchamp, uma maleta ou caixa de papelão e couro que contém reproduções de suas obras, desde as pinturas iniciais, até uma réplica em miniatura da Fonte. 


Imagem associada para resolução da questão


Na arte contemporânea de Duchamp 

#Questão 1003393 - Educação Artística, , FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Artes

A respeito das perspectivas sobre as artes indígenas, leia o trecho a seguir.


A primeira dificuldade para refletir sobre a arte indígena é a própria definição de seu objeto. É preciso evitar noções associadas ao fenômeno artístico na civilização ocidental, tais como: objeto artístico, artista, colecionador de arte, marchand e assim por diante. Dentro dessa perspectiva, é totalmente inadequado presumir uma atividade artística para as culturas indígenas e, portanto, tentar identificar uma classe de produtos de arte ou buscar especialização na sua manufatura. Por outro lado, remeter, como solução alternativa, todos e quaisquer fenômenos formais relevantes, nessas culturas, a um contexto cerimonial e a conteúdos simbólicos é praticar outra forma de reducionismo que nada pode esclarecer.

Adaptado de MENESES, U. B. “A arte no período pré-colonial”. In ZANINI, W. (Org.). História geral da arte no Brasil, v. 1. SP: Instituto Walther Moreira Salles, 1983, p. 21.


Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir sobre como abordar as artes indígenas.


I. Os objetos das artes indígenas funcionam como artefatos estéticos voltados para contemplação, da mesma forma que as artes ocidentais, motivo pelo qual podem ser classificados em função de sua relevância visual.

II. Toda a produção esteticamente bela dos povos indígenas deve ser valorada apenas do ponto de vista da sua significação cerimonial ou simbólica.

III. Arte é uma categoria do nosso pensamento e da nossa prática social, motivo pelo qual deve-se discutir o que se entende por arte, antes de classificar objetos de outras culturas como artísticos.


Está correto o que se afirma em

#Questão 1003394 - Educação Artística, , FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Artes

Imagem associada para resolução da questão


A máscara continua sendo usada no teatro contemporâneo e é um recurso cujo sentido se expressa no ato da encenação.

As afirmativas a seguir identificam corretamente um sentido cênico atribuído à máscara no teatro contemporâneo, à exceção de uma. Assinale-a.

#Questão 1003395 - Educação Artística, , FGV, 2022, SEAD-AP, Professor de Educação Básica - Artes

A educação em artes implica apreciar e analisar formas distintas das artes visuais, contextualizando-as no tempo e no espaço. Essa atividade enriquece a percepção visual do educando e pode ser realizada a partir de exemplos como os que seguem.


Imagem associada para resolução da questão


As imagens 1 e 2 são, respectivamente, exemplos de arte

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis