Questões de Educação Artística da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística da FGV

#Questão 917794 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

“A concepção de dança que você tem envolve os elementos que ela aborda, envolve o contexto em que ela está. Os elementos do movimento na Dança abrangem mais do que um sentido restrito. O educador, o dançarino, o professor de qualquer modalidade de dança, deve saber que ela compreende todos os tipos de movimentos. Trabalhando com os colegas artistas e educandos com esta dimensão ampliada dos componentes do movimento, é possível desenvolver maior vocabulário corporal e estimular a criatividade.” Adaptado de RENGEL, Lenira Peral (et al.). Elementos do Movimento na Dança. Salvador: UFBA, 2017.
Com base no trecho, avalie se os componentes do movimento na dança incluem:
I. Relações de linhas e formas no espaço, seus diferentes ritmos, pesos e fluência. II. Corpo, com sua anatomia, suas capacidades individuais e atravessamentos afetivos. III. Cognição, incluindo sistemas conceituais, processos de memória e linguagens.
Está correto o que se afirma em

#Questão 917795 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

“A câmera digital, geralmente, tem uma definição bastante diferente da câmera fotográfica tradicional, mas proporciona ao aluno trabalhar essa ‘indefinição’ como elemento artístico tão consistente quanto a ‘definição’ da câmera tradicional. O scanner pode transferir para o computador tanto uma imagem já impressa quanto a imagem de objetos sobre ele depositados. A imagem reproduzida por fotocópia (xerox) pode direcionar para um trabalho em que o foco desejado seja o forte contraste, por exemplo. O vídeo coloca a imagem em movimento, podendo esse movimento tanto ser produzido pelo próprio objeto da imagem quanto pela sequência de tomadas de imagens estáticas. O computador abre as portas para um sem-número de capturas de imagens e informações via Internet.”
Adaptado de PIMENTEL, Lucia Gouvêa. “Tecnologias contemporâneas e o ensino da Arte”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2012.
O trecho acima discorre sobre as potencialidades dos recursos tecnológicos para o ensino de arte, no que diz respeito à visualidade.
Assinale a afirmativa que interpreta corretamente o que é afirmado no trecho.

#Questão 917796 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

“A Internet aponta possibilidades tecnológicas novas para a produção e circulação da Arte e do ensino da Arte, assentadas em sua capacidade de compactar, como um envelope, os dados digitais para a comunicação à distância: na justaposição e integração de ‘pedaços’ de trabalhos de outros meios como desenhos, filmes, pintura, texto, som, fotografia; na comunicação simultânea, global e em tempo real e à distância; na descentralização radical da informação e da interatividade. Assim, o espaço da Internet aponta, para o ensino da Arte contemporânea, os projetos colaborativos e os trabalhos ‘in progress’ mediados pela máquina.”
Adaptado de CALLEGARO, T. “Ensino da Arte na internet: contexto e pontuações”. In: BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da Arte. São Paulo: Cortez, 2012.
A respeito das mudanças de produção e circulação da arte e de seu ensino propiciadas pela Internet, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A Internet possibilita um retorno à ideia da arte centrada na expressão individual de dados subjetivos.
( ) No ambiente online, a dinâmica de circulação e o processo prevalecem sobre a produção e o produto.
( ) O ciberespaço é uma alternativa mais aberta do que os espaços tradicionais de criação e divulgação de arte.
As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 917797 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Rudolf Laban organizou, em seus estudos, uma linguagem conceitual específica para auxiliar na análise dos vários aspectos da movimentação humana.
Assinale a afirmativa que descreve corretamente um desses conceitos.

#Questão 917798 - Educação Artística, Ensino da Arte, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

O valor da música e do ensino de música acompanha as modificações das visões de mundo de cada época.
Relacione os períodos da história do Ocidente com as respectivas concepções acerca da música.
1. Antiguidade grega. 2. Idade Média. 3. Renascença. 4. Idade Moderna.
( ) A música caracteriza-se por uma construção com dimensão vertical, isto é, composta a partir de relações de consonância e dissonância entre elementos que devem gerar harmonias em simultaneidade.
( ) A música figura entre a aritmética, a astronomia e a geometria, entendida como campo de fundamentação essencialmente matemática, regido por relações de proporção e simbolismo numérico a serviço da fé.
( ) A música é capaz de exercer influência positiva ou negativa, a depender de sua qualidade, sobre a formação do caráter dos indivíduos e dos povos, podendo estar sob responsabilidade do Estado por seu poder pedagógico.
( ) A música é considerada uma arte inferior por apelar sobretudo aos sentimentos, em contraposição ao intelecto, que passa a ser supervalorizado pelo novo espírito científico que se mostra em ascensão.
Assinale a opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis