Questões de Educação Artística da FGV

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Listagem de Questões de Educação Artística da FGV

#Questão 917785 - Educação Artística, Ensino da Arte, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

No ensino de arte, a prática de aulas-oficinas é uma metodologia eficaz para estimular processos de criação em que o aluno é considerado agente do próprio conhecimento.
A respeito das finalidades de uma aula-oficina, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Articula conceitos, pressupostos e noções com ações concretas, vivenciadas pelos participantes.
( ) Mobiliza saberes estéticos-culturais dos alunos, integrando as dimensões teórica e prática.
( ) Atribui ao professor o papel de mediador, a quem cabe reconhecer e promover os alunos com maior criatividade.
As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 917784 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Em 2013, a intervenção realizada por indígenas da Comissão Guarani Yvyrupa, junto com integrantes de movimentos sociais, manchou de tinta vermelha o Monumento às Bandeiras, de Vítor Brecheret, na cidade de São Paulo. O ato ocorreu em meio aos protestos contra a PEC 215.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Revista Forum.


Ao explicar o ato, o coordenador da Comissão Yvyrupa afirmou: “Para nós, povos indígenas, a pintura não é uma agressão ao corpo, mas uma forma de transformá-lo. Alguns apoiadores entenderam a força do nosso ato simbólico e pintaram com tinta vermelha o monumento. Apesar da crítica, as imagens publicadas nos jornais falam por si só: com esse gesto, eles nos ajudaram a transformar o corpo dessa obra ao menos por um dia. Ela deixou de ser pedra e sangrou. Deixou de ser um monumento em homenagem aos genocidas que dizimaram nosso povo e transformou-se em um monumento à nossa resistência. Esse monumento para nós representa a morte. E para nós, arte é outra coisa. Ela não serve para contemplar pedras, mas para transformar corpos e espíritos.”


Adaptado de Carta de Marcos Tupã

https://revistaforum.com.br/movimentos/2013/10/5


Na perspectiva dos manifestantes, a intervenção

#Questão 917786 - Educação Artística, História da Arte e Educação, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

“O avanço da presença indígena na academia e a revisão do cânone artístico têm fomentado a inserção de trabalhos produzidos por povos originários em museus de arte, ampliando sua presença para além de coleções etnográficas e arqueológicas. No Brasil, esse movimento ganhou força nos últimos anos. Instituições como a Pinacoteca e o Museu de Arte de São Paulo investem na aquisição de obras, organizam mostras e contratam curadores indígenas com a proposta de repensar seus acervos”.
Adaptado de QUEIROZ, Christina. Conquista de Território, 2021, apud https://revistapesquisa.fapesp.br/conquista-de-territorio/
O fenômeno descrito é impulsionado pelo(a) 

#Questão 917787 - Educação Artística, História da Arte e Educação, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Elliot Eisner, teórico norte-americano da segunda metade do século XX, parte de um diagnóstico negativo dos objetivos, métodos e conteúdos que embasavam o ensino de artes nas escolas e propõe um novo tipo de abordagem.
Segundo esta abordagem, é correto afirmar que o ensino de artes

#Questão 917788 - Educação Artística, Ensino da Arte, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Um ensino de artes que se pretenda multicultural toma a diversidade cultural na sociedade como força enriquecedora do processo, mas, ao mesmo tempo, como um desafio no que se refere ao desenvolvimento de abordagens.
Assinale a opção que descreve corretamente um preceito para o ensino de artes multicultural.

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