Questões de Educação Artística da FGV

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Listagem de Questões de Educação Artística da FGV

Sobre o processo de educação musical, leia o trecho a seguir.

A experiência musical necessita estar ligada ao corpo – primeiro instrumento musical da criança. A associação dos sons ao movimento corporal ajuda a multiplicar as sensações e a ligar o fato sonoro à totalidade da pessoa. Também certas noções são antes adquiridas pela ação, e especialmente pela ação corporal, do que pelo intelecto. A criança assimila, através de seu corpo, os conceitos de espaço e tempo que incorpora porque os vivenciou. Concretiza suas percepções sob a forma de gestos, traduzindo desse modo os sons e os ritmos corporalmente, o que não só aguça sua audição, como contribui para sua evolução geral.

MÁRSICO, Leda Osório. Educação musical. Porto Alegre: Anppom, v. 1, dez, 1989, p. 2.

Na reflexão da autora, a educação musical

Para Antônio Santoro, a análise do conteúdo de uma obra de arte pode ser feita levando em conta 3 dimensões: objetiva, subjetiva e formal.
A respeito desta teoria da interpretação, assinale a opção que caracteriza corretamente uma das dimensões citadas. 

Leia o trecho a seguir.

O que há em comum entre um cavalo de pau e uma serpente de fibras? Segundo Ernst Gombrich, o cavalinho de pau é bastante trivial e, geralmente, contenta-se em ocupar seu lugar no canto do quarto de uma criança, sem nutrir ambições estéticas. Detesta afetações e assim mostra-se satisfeito com seu corpo de madeira e sua cabeça talhada toscamente. A serpente de fibras é igualmente corriqueira, podendo ser encontrada em todas as cozinhas dos índios Wayana. Nas lides cotidianas este utensílio presta-se a uma única função, espremer a massa de mandioca ralada, para a qual foi justamente confeccionado. Na perspectiva indígena, esses dois atributos, especificidade de uso e propriedade funcional, sobretudo quando conjugados, constituem a condição máxima de valorização e beleza de um artefato.

Adaptado de VELTHEM, L. H. 2009. Mulheres de cera, argila e arumã: princípios criativos e fabricação material entre os Wayana. In: Mana, 15, 2009, p. 213.

Sobre as estéticas que fundamentam as artes indígenas, é correto deduzir que, na cultura ameríndia,

A respeito do grafismo indígena, leia o texto a seguir.

Em certos grupos indígenas, a arte pode atingir níveis de um virtuosismo extremado, como ocorre, por exemplo, na antiga pintura facial dos Kadiweu. Apesar disso, permanece estática por longos períodos, pois se relaciona com uma trama de significados sociais e religiosos de cuja preservação participa, criando marcos tangíveis para seu reconhecimento. Mesmo assim, ela não é imune às transformações sociais e ecológicas. Hoje os Kadiweu não se pintam mais, possivelmente porque esta manifestação artística, toda em filigranas, perdeu sua função social, essencialmente etnocêntrica e hierarquizadora.

Adaptado de VIDAL, Lux (org.). Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. São Paulo: FAPESP, EdUSP, 2000, p. 14.

De acordo com o relato, a pintura corporal dos Kadiweu possui uma função  

Desde o Renascimento, a História da Arte está relacionada com a Filosofia da Educação e com os processos de ensinoaprendizagem, uma vez que as mudanças culturais e históricas do conceito de arte impactaram o modo como a arte foi inserida na educação.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente experiências históricas da relação entre arte e educação desde o século XVI, à exceção de uma. Assinale-a. 

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