Questões de Educação Artística da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística da FGV

#Questão 917777 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Observe a imagem a seguir. O ditado na parte superior é de Paul Klee (1879-1940), enquanto o desenho é de Pablo Picasso (1881- 1973). 
Imagem associada para resolução da questão

Para Paul Klee, o desenho de Picasso demonstrava a potência expressiva da linha. A respeito da linha enquanto elemento formal do desenho, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A potência expressiva da linha consiste em sua capacidade de evocar formas e sentidos.
( ) A linha é o contorno das coisas, a margem traçada entre a representação do que é e do que não é.
( ) Traçar linhas significa representar visualmente um raciocínio abstrato, um conceito.
As afirmativas são, respectivamente,

#Questão 917778 - Educação Artística, História da Arte e Educação, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Como disparador da organização dos processos pedagógicos, o componente Arte no Ensino Médio visa a garantir uma “experiência sensível dos sujeitos em relação ao espaço, ao tempo, ao som, à ação, às imagens, ao próprio corpo e aos diferentes materiais. Essa dimensão articula a sensibilidade e a percepção, tomadas como forma de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo. Nela, o corpo em sua totalidade (emoção, percepção, intuição, sensibilidade e intelecto) é o protagonista da experiência”.
Adaptado de Currículo da cidade: Ensino Médio: Área de conhecimento: Linguagens e suas tecnologias– São Paulo: SME / COPED, 2021. São Paulo (SP), p.54.
O trecho caracteriza uma dimensão do conhecimento do componente Arte no Ensino Médio denominado de

#Questão 917780 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Em relação à pintura românica, estabeleça a correspondência entre os termos listados e sua descrição.
1. Pantocrator 2. Tetramorfos 3. Mandorla

( ) Representação de ornamento, em forma ovalada, que circunda as figuras de Cristo e da Virgem, indicando sua santidade.
( ) Representação do Cristo triunfante, retratado sentado, com a mão direita em posição de bênção, e os Evangelhos na mão esquerda.
( ) Representação dos seres viventes do Livro de Ezequiel ou dos Evangelistas, como sendo uma única figura, ou como um grupo de figuras associadas a criaturas com asas.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, na ordem apresentada.

#Questão 917781 - Educação Artística, Linguagens Artísticas, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Aquilo que os pintores atualmente praticam é uma parte daquela ciência que é, de fato, [a ciência] de colocar bem e com razão as diminuições e crescimentos que aparecem aos olhos dos homens das coisas [que estão] longe e perto: construções, planícies, montanhas e paisagens de todo tipo e em qualquer lugar, as figuras e as outras coisas, com a medida que corresponde àquela distância em que elas se mostram de longe.” Adaptado de MANETTI, A. Vita di Brunellesco. Firenze: Rinascimento del Libro, 1927, p.9.
No trecho, descreve-se um método associado a Filippo Brunelleschi, conhecido como

#Questão 917782 - Educação Artística, História da Arte e Educação, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Artes

Observe a planta e o corte da igreja moçárabe do século X de San Cipriano, em Valladolid (Espanha) e identifique os elementos arquitetônicos apontados pelas setas.
Imagem associada para resolução da questão

Os elementos arquitetônicos 1, 2 e 3 são, respectivamente, 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis