Questões de Educação Artística da Avança SP

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística da Avança SP

Na música, diversos elementos formais contribuem para a experiência sonora e a organização das composições. Entre eles, destaca-se o timbre, que pode ser definido como: 

A Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, foi um marco da renovação cultural no Brasil, caracterizando-se pela ruptura com o academicismo e a valorização de novas estéticas. Entre os objetivos principais desse movimento, destaca-se:  

#Questão 1132173 - Educação Artística, História da Arte e Educação, Avança SP, 2025, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - Educação Artística

Ao contrário de outras correntes artísticas, o____________  apresenta-se como um movimento de crítica cultural mais ampla, que interpela não somente as artes, mas modelos culturais passados e presentes. Trata-se de um movimento radical de contestação de valores que utiliza variados canais de expressão: revista, manifesto, exposição e outros. As manifestações (...) são intencionalmente desordenadas e pautadas pelo desejo do choque e do escândalo, procedimentos típicos das vanguardas de modo geral. A criação do Cabaré Voltaire, 1916, em Zurique,    inaugura    oficialmente    o_______________.  
In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org. 

O texto acima refere-se ao movimento artístico de vanguarda 

#Questão 1132175 - Educação Artística, História da Arte e Educação, Avança SP, 2025, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - Educação Artística

“A primeira exposição de arte naïf em Paris aconteceu em 1928, reunindo obras de Rousseau e outros artistas. Mais tarde, o Museu de Arte Moderna de Paris dedica uma de suas salas exclusivamente à produção naïf. No século XX, esse tipo de manifestação artística foi reconhecido como uma modalidade específica e se desenvolveu no mundo todo, sobretudo nos Estados Unidos, na ex-Iugoslávia e no Haiti.” 

Fonte: https://www.gov.br/funarte/pt- br/assuntos/noticias/todas-noticias/curiosidade- 2013-vamos-conhecer-a-arte-naif 

Assinale a alternativa que NÃO APRESENTA características da chamada Arte Naïf. 

#Questão 1132174 - Educação Artística, Ensino da Arte, Avança SP, 2025, Prefeitura de Vinhedo - SP, Professor de Educação Básica II - Educação Artística

“Neste mar de possibilidades característico da época em que estamos vivendo, talvez seja este o momento mais propício para também refletirmos 
criticamente sobre a função/papel da dança na escola formal, sabendo que este não é - e talvez não deva ser - o único lugar para se aprender dança com qualidade, profundidade, compromisso, amplitude e responsabilidade. No entanto, a escola é hoje, sem dúvida, um lugar privilegiado para que isto aconteça (...)” 
MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. São Paulo: Cortez Editora, 2003. 
A respeito do ensino de Dança na escola, na perspectiva da autora, assinale V para Verdadeiro e F para Falso. 

( ) A autora defende veementemente que a Dança no contexto escolar só pode ser ensinada com qualidade se houver uma disciplina exclusivamente dedicada a ela. 
( ) Para Isabel Marques, se por um lado o fato do Brasil ser um país onde a dança é de domínio público torna-o um país democrático, peculiar, vibrante e corporal, por outro tem excluído a possibilidade de estudarmos dança com maior profundidade, amplitude e clareza. 
( ) Segundo a autora, o pensamento que deve pautar a Dança no contexto pedagógico é que “dançar se aprende dançando.” 
( ) Para Marques, propostas com dança que trabalhem seus aspectos criativos, portanto imprevisíveis e indeterminados, ainda "assustam" aqueles que aprenderam e são regidos pela didática tradicional. 
  Assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis