Listagem de Questões sobre Geral
O que não pode ser considerado um objetivo geral da área de música?
Alcançar desenvolvimento musical, rítmico, melódico e harmônico absolutos em um repertório pré estabelecido e imposto
Desenvolver a percepção auditiva e a memória visual, criando, interpretando e apreciando músicas em um ou mais sistemas musicais, como modal tonal e outros.
Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais.
Valorizar diversas culturas musicais.
Fazer uso de formas de registro sonoro na leitura e na grafia decomposições próprias ou não.
Segundo Heloísa Ferraz e Maria Rezende,o professor deve estudar e organizar as práticas escolares artísticas e estéticas junto às crianças inter-relacionado as seguintes fases:
discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas ;constatação continuada de quais são as vivências artísticas e estéticas das crianças e suas relações com os elementos da natureza e da cultura, encaminhamento, a partir destas constatações, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas; utilização da avaliação para fins norteadores do curso.
utilização da avaliação diagnóstica para verificação do nível do aluno; constatação continuada de quais são as vivências artísticas e estéticas das crianças e suas relações com os elementos da natureza e da cultura, encaminhamento, a partir destas constatações, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas.
utilização da avaliação diagnóstica para verificação do nível do aluno; encaminhamento, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas.
constatação continuada de quais são as vivências artísticas e estéticas das crianças e suas relações com os elementos da natureza e da cultura, encaminhamento, a partir destas constatações, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas; utilização da avaliação como norteador do seu curso.
utilização da avaliação diagnóstica para verificação do nível do aluno; encaminhamento, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;avaliação dos conteúdos aprendidos com intuito de classificar os alunos.
De acordo com Maria Christina de Souza Rizzi, os estudos na área do Ensino de Artes tentam responder às seguintes questões:
o que é importante ser ensinado em Artes; como organizar os conteúdos de Artes; como alterar os conteúdos de acordo com a visão das escolas e da sociedade sobre arte.
o que deve ser ensinado em Artes de acordo com o gosto do público denominado culto; como organizar os conteúdos de Artes; como alterar os conteúdos de acordo com a visão das escolas sobre arte.
o que é importante ser ensinado em Artes; como organizar os conteúdos de desenho geométrico nas aulas de Artes; como alterar os conteúdos de acordo com a visão conservadora das escolas sobre arte.
o que deve ser ensinado em Artes de acordo com o gosto do público denominado culto; como organizar os conteúdos de Artes; como mostrar para o aluno que a cultura que ele domina é inferior à cultura da elite.
A proposta triangular do ensino da Arte elaborada por Ana Mae postula que a construção do conhecimento am Arte acontece quando há a intersecção:
da observação, da repetição e refacção.
da prática, da reconstrução e observação.
da experimentação, da repetição e refacção.
da compreensão, da experimentação e refacção.
da experimentação com a codificação com a informação.
Para Ana Mae Barbosa, a leitura da obra de arte envolve:
o questionamento, a busca,a descoberta e o despertar da capacidade crítica dos alunos.
o questionamento, a busca,a descoberta e o despertar da capacidade lírica dos alunos.
o questionamento da capacidade crítica dos alunos.
o questionamento do despertar da capacidade crítica dos alunos.
a busca pela obra de Arte ideal.
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