Listagem de Questões sobre Geral
Para Ana Mãe Barbosa, Fazer a Arte envolve:
a imitação de um modelo pré estabelecido de arte.
somente a observação do fazer do artista.
a análise da ação do próprio aluno.
a avaliação do trabalho do aluno.
a ação do domínio da prática artística.
Para Ivone Mendes Richter, o ensino de artes deve se caracterizar por:
uma educação predominantemente estética, em que os padrões culturais e estéticos das elites prevalecem em relação aos padrões da família e da comunidade.
uma educação predominantemente estética baseada na reprodução dos padrões impostos pela cultura de massa.
uma educação predominantemente estética, em que os padrões culturais e estéticos da comunidade e da família sejam respeitados e inseridos na educação.
uma educação predominantemente estética, em que os padrões culturais e estéticos da comunidade e da família sejam respeitados, mas não inseridos na educação.
uma educação que tenha uma recreativa para o aluno.
Leia as alternativas abaixo...
I. A arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, portanto faz-se necessário reordenar nossas referências a cada momento; o que nos leva a perceber que criar e conhecer são indissociáveis e para tanto é preciso ser flexível.
II. A melhor maneira de se ensinar arte é através da criação livre da criança. Devemos deixá-las fazer o que bem entendem na aula de educação artística, sem tentarmos orientá-las, pois qualquer tentativa de orientação pode macular o poder criador infantil.
III. A escola deve centrar seus objetivos na aula de artes na repetição de modelos pré-estabelecidos, pois os alunos devem aprender a copiar e a fazer bem o que já foi feito antes.
De acordo com os PCNs de artes podemos considerar correta a alternativas:
I e II
II e III
II
III
I.
Nos anos vinte do século passado houve um movimento educacional de crítica à escola tradicional que ficou conhecido como Escola Nova ou Novista. Dentre as características deste movimento podemos citar a crença na manifestação espontânea da criança. A utilização não crítica deste ideal gerou deturpações na escola como:
fortalecimento da idéia original; um ensino de arte baseado na criatividade sem um estudo analítico, o que leva a caracterização dos estudos de artes em geral.
banalização da idéia original; um ensino de arte baseado apenas na criatividade sem um estudo analítico e sem observação, o que leva a descaracterização dos estudos de artes em geral;
Fortalecimento da idéia original; um ensino de arte baseado em um estudo analítico, o que leva a descaracterização dos estudos de artes em geral.
Fortalecimento da idéia original; um ensino de arte baseado apenas na criatividade e pouco no estudo analítico e na observação, o que leva a recaracterização dos estudos de artes em geral.
banalização da idéia original; um ensino de arte baseado apenas na criatividade sem um estudo analítico, o que leva a decadência da escola.
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