Listagem de Questões sobre Geral
As sessões de Orientação propostas por Viola Spolin, devem ser ministradas a todos os alunos novos. Dentre outros, essas sessões têm como objetivos:
avaliar o desempenho e a participação nas improvisações e propor os critérios de julgamento
encorajar o acordo grupal e a participação individual nas tomadas de decisão
estabelecer a divisão palco-platéia e reforçar o conceito de quarta parede
estimular a individualidade e o autocontrole dos alunos-atores
A abordagem dos jogos teatrais proposta por Ingrid Koudela determina que a função fundamental do jogo de regras é:
apontar vencedores e perdedores
gerar conflitos e questionamentos
estimular a competição e a premiação
gerar a confiança necessária para o jogo
Augusto Boal, em suas pesquisas metodológicas de trabalho com o teatro, afirma que "o ator, como todo ser humano, tem as suas ações e reações mecanizadas, por isso é necessário começar pela sua desmecanização".
Sendo assim, a proposta de Boal consiste no desenvolvimento dos seguintes exercícios:
de percepção espacial / de cooperação / de avaliação / de emoção
musculares / de memória / de imaginação / de emoção
musculares / de adaptação de texto / de automatismo
de concentração / de memorização / de atenção
"Um grupo de atores emite com a voz um determinado som (...) enquanto outro grupo faz movimentos relacionados com os sons, como se fossem a visualização dos sons." (Augusto Boal).
Na metodologia proposta pelo autor, em Jogos e exercícios de aquecimento, esse exercício é classificado como:
físico
vocal
emocional
ideológico
Nas escolas tradicionais brasileiras até a metade do século XX , os professores:
valorizavam as habilidades manuais, os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
valorizavam o poder criador das crianças, rejeitando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão da arte enquanto improvisação.
valorizavam as habilidades manuais, rejeitando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
rejeitavam as habilidades manuais, priorizando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
rejeitavam as habilidades manuais e os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}