Questões de Contabilidade Pública da UFRR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Contabilidade Pública da UFRR

Plano de contas é a estrutura básica da escrituração contábil, formada por uma relação padronizada de contas contábeis, que permite o registro contábil dos atos e fatos praticados pela entidade de maneira padronizada e sistematizada, bem como a elaboração de relatórios gerenciais e demonstrações contábeis de acordo com as necessidades de informações dos usuários. (MCASP, 2023).

Assim, em relação ao Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) é correto afirmar que:

Conforme a NBC TSP — Estrutura Conceitual, os elementos correspondem às estruturas básicas a partir das quais as demonstrações contábeis são elaboradas. Essas estruturas fornecem um ponto inicial para reconhecer, classificar e agregar dados e atividades econômicas de maneira a fornecer aos usuários informação que satisfaça aos objetivos e atinja as características qualitativas da informação contábil, levando em consideração as restrições sobre esta. (MCASP, 2023). 

Com base nas informações apresentadas abaixo, associe as duas colunas, relacionando os conceitos apresentados a seus respectivos elementos: 

1. Ativo Circulante. 
2. Ativo Não Circulante. 
3. Ativo Financeiro. 
4. Ativo Permanente. 
5. Passivo Circulante. 
6. Passivo Não Circulante. 
7. Passivo Financeiro. 
8. Passivo Permanente. 

( ) Compreende os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários.
( ) Compreende os elementos que estiverem disponíveis para realização imediata ou tiverem a expectativa de realização até doze meses após a data das demonstrações contábeis.
( ) Compreende as dividas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate. 
( ) Compreende os elementos que possuem expectativa de realização acima de doze meses após a data das demonstrações contábeis. 

( ) Compreende os elementos que corresponderem a valores exigíveis até doze meses após a data das demonstrações contábeis.  

( ) Compreende as dividas fundadas e outros pagamentos que independam de autorização orçamentária. 

( ) Compreende os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa.  


( ) Compreende os elementos que corresponderem a valores exigíveis em período superior a doze meses após a data das demonstrações contábeis. 

A data das demonstrações contábeis corresponde à data do último dia do período contábil e à data da autorização para emissão. Nesse sentido, havendo qualquer alteração realizada nas demonstrações contábeis, no período compreendido entre essas datas, esta será denominada:  

Muitas duvidas surgem no momento de relacionar as Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) com seus efeitos no patrimônio, principalmente quanto a decisão de se contabilizar uma variação patrimonial (VPA ou VPD) ou direto no patrimônio liquido em uma conta de Superavit ou Déficit Acumulados. (MCASP, 2023)

Assim, de acordo com a Lei nº 4.320/1964, em seu Art. 37, as Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) abrangem três situações, que são: 

O 13° salario (gratificação natalina) e férias são exemplos de obrigações consideradas passivos derivados de apropriações por competência, não se confundem, portanto, com o termo provisões. Para o reconhecimento dos passivos relacionados ao 13° salario e as férias deve-se realizar a apropriação mensal em conformidade com o regime de competência. (MCASP, 2023).
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o procedimento adequado no registro do 13° salario e/ou férias: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis