Questões de Contabilidade Pública da FGV

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Contabilidade Pública da FGV

O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) consolida regras relativas ao controle e registro de transações intraorçamentárias e orienta que, para os repasses financeiros em duodécimos aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário dos recursos correspondentes às dotações orçamentárias desses órgãos:

#Questão 905783 - Contabilidade Pública, Demonstrações Contábeis, FGV, 2023, TCE-ES, Auditor de Controle Externo - Ciências Econômicas

Uma entidade pública recebeu um lote de equipamentos de informática (computadores e periféricos) por meio de uma doação, e assumiu a responsabilidade pela retirada, transporte e instalação.
No reconhecimento contábil do lote de equipamentos, deve-se fazer um lançamento a débito na conta de ativo imobilizado e a crédito em conta de:

#Questão 905787 - Contabilidade Pública, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, FGV, 2023, TCE-ES, Auditor de Controle Externo - Ciências Contábeis

Há situações em que as entidades públicas se deparam com o desafio de registrar de forma apropriada itens individualmente insignificantes, como o acervo de livros, revistas e periódicos de uma biblioteca escolar.
Para esses casos, o MCASP dispõe sobre o critério do valor do conjunto, o qual:

#Questão 905788 - Contabilidade Pública, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, FGV, 2023, TCE-ES, Auditor de Controle Externo - Ciências Contábeis

As entidades públicas necessitam de informações contábeis que auxiliem os gestores na tomada de decisões que envolvem uma diversidade de aplicações de recursos públicos. Uma parte dos recursos aplicados se converte em despesa de imediato e outra parte colabora para a formação e manutenção do patrimônio público.
No que tange aos ativos imobilizados e outros ativos que integram o patrimônio público, é correto afirmar que:

#Questão 905798 - Contabilidade Pública, Ingressos e Dispêndios Públicos, FGV, 2023, TCE-ES, Auditor de Controle Externo - Ciências Atuariais

O orçamento da despesa de um ente público em um dado exercício correspondeu ao montante de R$ 10 milhões. Até o encerramento do exercício financeiro, 80% da despesa autorizada foi devidamente empenhada. A folha de pagamento do ente ao longo do exercício correspondeu a R$ 6,5 milhões e foi integralmente liquidada e paga até 31/12.
Sabendo-se que 50% das demais despesas também foram liquidadas e pagas, o valor a ser inscrito em restos a pagar no exercício corresponde a: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis