Questões de Comunicação Social da COSEAC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social da COSEAC

#Questão 903908 - Comunicação Social, Produção Publicitária, COSEAC, 2023, UFF, Tecnólogo/Formação: Comunicação Social

 “A injeção de erotismo na representação de uma mercadoria não erótica (as publicidades que juntam uma atraente imagem feminina a uma geladeira, uma máquina de lavar ou uma soda) tem por função não apenas (ou tanto) provocar diretamente o consumo masculino, mas de estetizar, aos olhos das mulheres, a mercadoria de que elas se apropriarão; ela põe em jogo junto ao eventual cliente a magia da identificação sedutora; a mercadoria faz o papel de mulher desejável, para ser desejada pelas mulheres, apelando para seu desejo em serem desejadas pelos homens.” (MORIN, 2007, p. 121)
A partir da reflexão acima, a afirmação correta a respeito da estetização das marcas é: 

O sucesso do exercício da cidadania, na sociedade em rede, depende da interligação em rede entre as diversas mídias, mas também do domínio individual das habilidades necessárias, para interagir com as ferramentas de mediação, seja das que fornecem acesso à informação, seja das que nos permitem organizar, participar e influenciar os acontecimentos e as escolhas. (...) As tecnologias de comunicação e informação, na sociedade em rede, não se substituem umas às outras, pelo contrário, criam ligações entre si. A televisão comunica-se com a internet, com os SMS ou com os telefones. Como também a internet oferece conectividade com todos os meios de comunicação de massa, telefones, e milhares de endereços e páginas pessoais e institucionais na web. Essa rede de tecnologia não é o mero produto de uma mera convergência tecnológica, mas sim de uma forma de organização social criada por quem delas faz uso. A sugestão de que se escreve e se ouve música pela internet, mas escuta-se a vida pelo rádio e vê-se o mundo pela televisão (Castells, 2001) é um dos exemplos dessa nossa relação pessoal em rede com a mídia. E é da seleção e articulação dessas diferentes mídias, em função dos nossos projetos, que a autonomia é gerada e a cidadania exercida na era da informação.” 
CARDOSO. Gustavo. A Mídia na Sociedade em Rede. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007, p.32/33.
Acerca do assunto podem ser feitas as seguintes afirmações:
I As aulas em streaming ou gravadas e exibidas de forma remota durante a pandemia Covid-19 nas escolas públicas não atenderam a todos os alunos da rede porque nem todos tinham acesso à internet e/ou a dispositivos para acompanhar o que era ensinado.
II A veiculação e propagação de conteúdos negacionistas durante a pandemia Covid-19 atrapalhou o controle da doença no Brasil. Fake News disseminadas pelo WhatsApp são até alvo de investigação criminal em função de seu efeito catastrófico.
III O acesso a mídias tradicionais e eletrônicas atualmente existentes não é suficiente para o efetivo exercício da cidadania. É necessário garantir um amplo grau de liberdade e independência ao setor de mídia em relação ao poder político e econômico, a fim de fortalecer o setor de modo a garantir a democracia, a checagem de fatos e o acesso do público a informações a respeito de seus direitos e deveres em sociedade.
Sobre elas podemos dizer que as afirmações estão:

#Questão 903909 - Comunicação Social, Teorias da Comunicação, COSEAC, 2023, UFF, Tecnólogo/Formação: Comunicação Social

Referência no campo, o semioticista italiano Andrea Semprimi entende que as marcas, contemporaneamente, têm complexos níveis de significado e significação, sendo que três dimensões caracterizam sua atuação como objeto semiótico enunciador de significados relevantes (natureza semiótica), evidenciando ainda a necessidade de manter uma unidade no discurso dos diversos sujeitos que definem a marca em dois aspectos principais na sua relação com o consumidor e no contrato da comunicação (natureza relacional) e, por último, a importância de as marcas pós-modernas serem mutáveis e adaptáveis ao ambiente no qual se situam (natureza evolutiva).
No tocante a riscos, aquele que pode ser atribuído à natureza evolutiva de uma marca pós-moderna é:

Os primeiros eventos foram os Jogos Olímpicos da Era Antiga, datados de 776 a.C. que aconteciam em Olímpia, na Grécia. A partir desses episódios históricos, o espírito da hospitalidade desenvolveu-se, podendo-se concluir que os eventos tiveram suas origens no passado, mas se perpetuaram até os nossos dias por representar uma forma efetiva de integrar pessoas e culturas. Ao longo do tempo, a experiência humana indicou a necessidade de classificar os eventos em tipos e formatos. 
(FREIBERGER, 2010)
No que diz respeito aos formatos dos eventos, analise as afirmativas a seguir:
I Brainstorming – é uma reunião que tem como objetivo principal a transmissão de ideias sobre determinado assunto. Ao final da reunião os integrantes terão como base as diretrizes que serão traçadas em busca dos objetivos propostos.
II Conclave: é uma reunião musical, de caráter laico, para aproximar grupos sociais distintos de modo a compartilhar ideias sobre determinado assunto. Ao final da reunião os integrantes terão reunido um conjunto de ideias próximas, similares e opostas, de modo a evidenciar proximidades e distanciamentos sociais.
III Workshop: Vem da junção de work (trabalho) e shop (fazer compras), como próprio nome sugere este evento trata-se de uma reunião realizada em shopping center, encerrada rotineiramente de forma repentina e que, instantaneamente e em ambiente público, realizam uma apresentação atípica por um curto período de tempo e rapidamente se dispersam do ambiente como se nada tivesse acontecido.
IV Brunch– Vem da junção de breakfast (café da manhã) e lunch (almoço), como o próprio nome sugere este evento trata-se de um café da manhã e almoço. É uma forma de estabelecer comunicação entre os integrantes ou discutir um tema específico.
Estão corretos apenas os conceitos nas afirmativas:

#Questão 903911 - Comunicação Social, , COSEAC, 2023, UFF, Tecnólogo/Formação: Comunicação Social

“O cinema interativo ainda é considerado um desafio para o campo científico, que encontra barreiras tecnológicas para desenvolver essa modalidade audiovisual. Simultaneamente, o receptor contemporâneo, agora participativo, exige interatividade nos processos aos quais é envolvido, deixando de apresentar, gradativamente, o tradicional comportamento passivo e a leitura linear. Corroborando com esse cenário, o desenvolvimento da TV digital encontra, atualmente, uma carência de conteúdo que atenda às características diferenciadas e contemple a interatividade.” 
(Renó. 2007)
Em estudo publicado em 2007, o pesquisador Denis Porto Renó elaborou um estudo científico em que 100% dos entrevistados que responderam a ele entenderam ter vivenciado uma experiência de cinema interativo após seguir o que foi proposto na pesquisa. Reunindo a fortuna crítica sobre interatividade e interação midiática e a referência bibliográfica “Narrativa audiovisual: uma possibilidade de interatividade na Internet” que experimento foi entendido como cinema interativo na Internet no referido estudo:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis