Questões sobre Teorias da Comunicação

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Teorias da Comunicação

#Questão 903117 - Comunicação Social, Teorias da Comunicação, CESGRANRIO, 2023, AGERIO, Analista de Desenvolvimento / Comunicação e Marketing

O debate em torno da Comunicação como um saber interdisciplinar está intrinsecamente presente nas teorias elaboradas para pensar o campo ao longo dos últimos dois séculos.
À luz da Filosofia, da Sociologia e da Antropologia, afirma-se, por exemplo, que “o laço intersubjetivo inerente à coesão comunitária até as relações sociais regidas pela mídia” faz da comunicação a

#Questão 903595 - Comunicação Social, Teorias da Comunicação, Quadrix, 2023, PROCON-DF, Analista De Atividades De Defesa Do Consumidor - Jornalismo

O objeto da ciência da comunicação não pode ser apreendido enquanto coisa ou tema, mas, sim, como certo tipo de processo caracterizado por uma perspectiva comunicacional. 

As diferentes formas de comunicar obedecem a um processo único. Nesse processo, cada um dos elementos apresenta a mesma importância para que o processo seja eficiente, pois ruídos em qualquer um dos elementos pode causar prejuízo à comunicação. O elemento da comunicação, que indica o meio pelo qual a mensagem é transmitida, trata-se de:

#Questão 903892 - Comunicação Social, Teorias da Comunicação, COSEAC, 2023, UFF, Tecnólogo/Formação: Comunicação Social

Fluidez é a qualidade de líquidos e gases. (…) Os líquidos, diferentemente dos so?lidos, não mantêm sua forma com facilidade. (…) Os fluidos se movem facilmente. Eles fluem, escorrem, esvaem-se... No contexto, a cultura é um bem a ser consumido.
BAUMAN, Zygmunt, Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2001. ___________A cultura no mundo líquido moderno, Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2013.
Características marcantes da modernidade líquida, a substituição da ideia de coletividade pelo individualismo e a transformação do cidadão em consumidor marcam a produção cultural contemporânea. Dos itens abaixo, aquele que exemplifica a influência dessas características na produção estético-cultural é:

#Questão 903909 - Comunicação Social, Teorias da Comunicação, COSEAC, 2023, UFF, Tecnólogo/Formação: Comunicação Social

Referência no campo, o semioticista italiano Andrea Semprimi entende que as marcas, contemporaneamente, têm complexos níveis de significado e significação, sendo que três dimensões caracterizam sua atuação como objeto semiótico enunciador de significados relevantes (natureza semiótica), evidenciando ainda a necessidade de manter uma unidade no discurso dos diversos sujeitos que definem a marca em dois aspectos principais na sua relação com o consumidor e no contrato da comunicação (natureza relacional) e, por último, a importância de as marcas pós-modernas serem mutáveis e adaptáveis ao ambiente no qual se situam (natureza evolutiva).
No tocante a riscos, aquele que pode ser atribuído à natureza evolutiva de uma marca pós-moderna é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis