Questões de Comunicação Social da COPESE / UFT

A respeito das teorias sobre a produção de notícias e seus efeitos, assinale a alternativa CORRETA.
  • A. A teoria do Newsmaking foi desenvolvida a partir de pressupostos iluministas e marxistas.
  • B. A teoria do Espelho elaborou o conceito de gatekeeping para designar um processo em que a seleção de notícias implica um sistema mais complexo que as escolhas pessoais do editor.
  • C. Dentre as principais abordagens da teoria do Newsmaking sobre como as notícias são construídas estão os fatores internos e externos à divisão do trabalho e os processos de seleção dos fatos que tomam como referências implícitas o próprio grupo profissional e o sistema de fontes com dependência das fontes oficiais.
  • D. A teoria Behaviorista foi cunhada a partir da questão de que “a imprensa, na maior parte das situações, não tem êxito dizendo a seus leitores o que devem pensar, mas continuamente tem êxito dizendo sobre o que devem pensar”.
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A tipologia dos gêneros no jornalismo não é única e defendida por todos os estudiosos da área, mesmo porque a própria definição de gênero sugere uma forma padrão, mas não necessariamente fechada.

Em se tratando desta questão, tomando por base as diversas vertentes teóricas que se dispuseram a classificar gêneros e formatos do jornalismo no Brasil, considere as duas afirmativas abaixo.

I. O repórter procura viver o ambiente e os problemas dos envolvidos na história, mas não pode se limitar às entrevistas superficiais e sim “descobrir sentimentos, anotar diálogos, inventariar detalhes, observar tudo e fazer-se presente em certos momentos reveladores”.

II. Este gênero seria incorporado na literatura "cinzenta" com os formatos chamadas (textos que auxiliam o leitor a manusear o periódico), indicador (informações úteis sobre órgãos governamentais, empresas, instituições, países ou sobre determinado assunto especializado, como mercado econômico), roteiro (dicas sobre shows, espetáculos, a relação de musicais selecionados, trecho da programação de uma emissora ou um texto com indicações sobre o programa de rádio, televisão ou cinema) e obituário (informações sobre os óbitos registrados pelos cartórios especializados, publicados geralmente em coluna específica).

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a quais gêneros jornalísticos se referem os trechos citados, respectivamente.

  • A. Jornalismo opinativo e jornalismo interpretativo.
  • B. Jornalismo diversional e jornalismo literário.
  • C. Jornalismo de serviço e jornalismo utilitário
  • D. Jornalismo diversional e jornalismo utilitário.
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Considere o texto abaixo:

As coisas não param de acontecer, os fatos não param de ocorrer e então é preciso fazer uma triagem. Nem tudo que chega aos veículos de comunicação é notícia. A seleção acontece em etapas sucessivas – desde o repórter que vai à rua e escolhe os dados mais significativos para a sua mensagem -, partindo assim de uma avaliação intencional da realidade. Suprimir e cortar textos atende ao volume de informações que chega às redações diariamente. No entanto, nem tudo que chega pode ser considerado notícia e muito desse material não é importante para o tipo de leitor que o jornal tem.

O trecho acima faz referência a que processo do jornalismo? Assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Programação.
  • B. Gatekeeping.
  • C. Agenda setting.
  • D. Redação.
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De 1920 até o final de 1960, a Mass Communication Research, nos Estados Unidos, englobou diferentes teorias e abordagens que analisaram a complexidade dos processos comunicacionais a partir de estudos empíricos dos atos comunicativos. Sobre a Mass Communication Research, assinale a alternativa CORRETA.
  • A. Havelock, Innis e Mcluhan foram grandes expoentes das pesquisas sobre os meios que integraram a Mass Communication Research.
  • B. Dentre as correntes da Mass Communication Research estão a Teoria Hipodérmica, a Teoria Matemática de Shannon e Weaver e o Funcionalismo, que inclui o esquema de Lasswell.
  • C. Integrante da Mass Communication Research, a Teoria Crítica ou Escola de Frankfurt promoveu o conceito de Indústria Cultural.
  • D. O conceito de Ideologia é basilar para as pesquisas da Mass Communication Research.
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A história da televisão é marcada por muitas curiosidades. As alternativas abaixo apresentam algumas delas. Assinale a alternativa INCORRETA.
  • A. Em 1950 existiam apenas 1000 receptores de TV no Brasil; mas em 1972 já havia mais televisores do que geladeiras nos lares brasileiros.
  • B. A TV em cores chegou pela primeira vez nos Estados Unidos em 1953. Definitivamente chegou ao Brasil em 1972, embora a TV Excelsior tenha realizado um show em cores antes disso, em 1963.
  • C. Nas décadas de 1950 e 1960 as pessoas que realizavam programas de TV eram chamadas de teveasta.
  • D. O controle remoto surge já em 1951, mas só chegou ao Brasil em 1985.
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As alternativas abaixo apresentam alguns produtos que podem ser utilizados pelo jornalismo empresarial. Assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA sobre produto de jornalismo empresarial e sua utilização.
  • A. Outdoor - uma opção atraente em qualquer tipo de empresa e tamanho da área onde está localizada.
  • B. Informativo ou boletim - melhor usado para informações imediatas, com notas e notícias curtas que garantam agilidade na distribuição.
  • C. Informativo digital - distribuídos por e-mail, é opção para públicos mais dispersos.
  • D. Mural - simples e flexíveis, os jornais-murais devem estar bem localizados e com atualização constante.
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Sobre a comunicação integrada é INCORRETO afirmar que:
  • A. pressupõe uma junção entre comunicação institucional, comunicação mercadológica, comunicação administrativa e comunicação interna.
  • B. é resultante de uma atuação sinérgica das subáreas da comunicação organizacional.
  • C. a construção de uma comunicação integrada atualmente envolve conteúdos múltiplos, equipes multidisciplinares, integração informatizada de processos, comunicação em tempo real, atividades virtuais, o que impõe maior necessidade de planejamento.
  • D. consiste na integração da comunicação tradicional com as novas mídias.
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Considere o trecho abaixo sobre os assessores de imprensa:

Os assessores tornaram-se efetivo ________ de repórteres e editores (como um tipo de extensão das ________) ao agirem como _________ qualificados, estabelecendo aproximação eficiente entre fontes de informação e ________.

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas.

  • A. meio – ruas – editores – assessoria de imprensa.
  • B. ponto de apoio – redações - intermediários – imprensa.
  • C. líder – redações – detentores – imprensa.
  • D. guru – organizações – provocadores – televisão.
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As alternativas abaixo relacionam alguns produtos e serviços das assessorias de imprensa, EXCETO:
  • A. administração da Assessoria de Imprensa; Apoio a outras áreas da comunicação; Produção de artigos sobre a/ou de interesse da organização; Atendimento à imprensa; Contatos estratégicos com as redações, Organização de entrevistas coletivas; Manutenção de veículos jornalísticos institucionais; Promoção de visitas dirigidas a jornalistas.
  • B. administração do setor de Recursos Humanos; Apoio a eventos; Apoio a outras áreas da comunicação; Produção de artigos sobre a ou de interesse da organização; Contabilidade; Clipping e análise de noticiário; Contatos estratégicos com as redações.
  • C. acompanhamento de entrevistas; Administração da Assessoria de Imprensa; Apoio a outras áreas da comunicação; Execução de planejamentos de comunicação, de divulgação jornalística e de gestão de crises; Execução de Media training; Elaboração de dossiês sobre a organização.
  • D. apoio a eventos; Apoio a outras áreas da comunicação; Execução de planejamentos de comunicação, de divulgação jornalística e de gestão de crise; Contatos estratégicos com as redações; Organização de entrevistas coletivas; Execução Media training; Manutenção de veículos jornalísticos institucionais.
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O relise (release), ou press release, é um dos produtos mais usuais na comunicação institucional. Sobre as características e usos do relise, analise as afirmativas a seguir.

I. O relise deve conter o autor responsável claramente exposto, bem como a indicação de como o repórter pode obter informações adicionais sobre o assunto tratado no texto.

II. O relise proveniente de matéria paga deve ser publicado na íntegra ou, no caso de impossibilidade, a matéria adaptada deve ser submetida ao anunciante antes da veiculação.

III. O relise apresenta a notícia sob o ponto de vista da fonte, mas adaptada ao ângulo e ao formato jornalístico, pois, assim, aumentam suas chances de veiculação.

IV. Apesar de figurar como sugestão de pauta, e não como matéria acabada, o relise deve ser redigido com um bom título, com notícias que chamem a atenção do jornalista e, assim, obter destaque em meio aos textos concorrentes.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Apenas a afirmativa I está correta.
  • B. Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • C. Apenas a afirmativa III está correta.
  • D. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
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