A tipologia dos gêneros no jornalismo não é única e defen...

A tipologia dos gêneros no jornalismo não é única e defendida por todos os estudiosos da área, mesmo porque a própria definição de gênero sugere uma forma padrão, mas não necessariamente fechada.

Em se tratando desta questão, tomando por base as diversas vertentes teóricas que se dispuseram a classificar gêneros e formatos do jornalismo no Brasil, considere as duas afirmativas abaixo.

I. O repórter procura viver o ambiente e os problemas dos envolvidos na história, mas não pode se limitar às entrevistas superficiais e sim “descobrir sentimentos, anotar diálogos, inventariar detalhes, observar tudo e fazer-se presente em certos momentos reveladores”.

II. Este gênero seria incorporado na literatura "cinzenta" com os formatos chamadas (textos que auxiliam o leitor a manusear o periódico), indicador (informações úteis sobre órgãos governamentais, empresas, instituições, países ou sobre determinado assunto especializado, como mercado econômico), roteiro (dicas sobre shows, espetáculos, a relação de musicais selecionados, trecho da programação de uma emissora ou um texto com indicações sobre o programa de rádio, televisão ou cinema) e obituário (informações sobre os óbitos registrados pelos cartórios especializados, publicados geralmente em coluna específica).

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a quais gêneros jornalísticos se referem os trechos citados, respectivamente.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis