Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

Quanto às técnicas jornalísticas no exercício da assessoria de comunicação, julgue os itens subsequentes. No exercício laboratorial de media training, simulam-se perguntas, como poderiam ser feitas por jornalistas em uma entrevista, e recomenda-se a utilização de um briefing para preparar a fonte com subsídios para respondê-las.

A respeito dos critérios de seleção, redação e edição da notícia, julgue os itens de 111 a 115. O valor-notícia corresponde ao elemento contido em um fato que dá a ele potencial de ser noticiado, enquanto critérios de noticiabilidade se referem a condições de produção da notícia, o que envolve as características do veículo de comunicação.

Considere o trecho abaixo sobre os assessores de imprensa:

Os assessores tornaram-se efetivo ________ de repórteres e editores (como um tipo de extensão das ________) ao agirem como _________ qualificados, estabelecendo aproximação eficiente entre fontes de informação e ________.

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas.

O relise (release), ou press release, é um dos produtos mais usuais na comunicação institucional. Sobre as características e usos do relise, analise as afirmativas a seguir.

I. O relise deve conter o autor responsável claramente exposto, bem como a indicação de como o repórter pode obter informações adicionais sobre o assunto tratado no texto.

II. O relise proveniente de matéria paga deve ser publicado na íntegra ou, no caso de impossibilidade, a matéria adaptada deve ser submetida ao anunciante antes da veiculação.

III. O relise apresenta a notícia sob o ponto de vista da fonte, mas adaptada ao ângulo e ao formato jornalístico, pois, assim, aumentam suas chances de veiculação.

IV. Apesar de figurar como sugestão de pauta, e não como matéria acabada, o relise deve ser redigido com um bom título, com notícias que chamem a atenção do jornalista e, assim, obter destaque em meio aos textos concorrentes.

Assinale a alternativa CORRETA.

No texto “Notícia Institucional” de Graça Monteiro do livro “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a mídia”, organizado por Jorge Duarte, a autora afirma: “Mediante a promoção de acontecimentos e a produção de notícias para serem divulgadas pela mídia, as instituições inserem-se no espaço público, construindo não apenas uma representação de si mesmas (mais conhecida como “imagem institucional”), como também a realidade do campo que atuam”. Com base nesta citação qual a opção que NÃO está correta?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis