Questões sobre História da Imprensa

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Imprensa

A invenção da imprensa e o desenvolvimento crescente do mercado editorial e do jornalismo têm como uma de suas conseqüências mais importantes a popularização do conhecimento. No caso do jornalismo, contribui decisivamente para essa popularização:

O New journalism foi um movimento criado nos anos 1960 nos Estados Unidos que propôs o rompimento com a estrutura tradicional da notícia e da reportagem. Como gênero jornalístico, o new journalism se caracteriza:

O jornalismo

I. tem mudado sob o ponto de vista tecnológico muito embora sua missão continue ao longo do tempo a mesma o que tem assegurado credibilidade ao conteúdo informativo disseminado pela imprensa.

II. no Brasil é prática que amadureceu na primeira década do século XX sendo João do Rio uma figura que simboliza em 1900, a transformação verificada na imprensa que abandona aos poucos o texto literário e a prosa ensaística privilegiando a reportagem jornalística, muito embora este autor seja figura ainda híbrida misturando com freqüência a opinião com a descrição dos fatos, padrão este rompido à medida que as empresas jornalísticas do país passaram a sofrer a influência dos usos e costumes profissionais das agências internacionais de notícia.

III. é prática que amadureceu nos centros urbanos, principalmente a partir do fim do século XIX, nos quais multidões de migrantes e imigrantes começaram a conviver e demandar um volume maior de informação face ao fato de que o grau de incerteza desta gente aumentou pois tais populações perceberam que tinham perdido capacidade de controle do ambiente, algo até então usual na vida pacata do ambiente interiorano, comunitário e intimista das aldeias e vilarejos.

Está (ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

 

Sua exigência pela sociedade vem ocorrendo em todos os países, de forma crescente, a partir do ano 70. Provocada inicialmente por fatos isolados, essa exigência se vem generalizando para os comportamentos pessoais, empresariais e profissionais. As pressões por um comportamento baseado nela, afastou governantes e causa repúdio eleitoral para candidatos de comportamento duvidoso (Humberg, 2002). Falamos da:

A desregulamentação (e re-regulamentação) das comunicações brasileiras na última década envolveu setores organizados da sociedade e da economia em uma luta política formada por concepções distintas acerca da natureza, da qualidade e(ou) dos objetivos das tecnologias e serviços correspondentes. Essa disputa partiu, paradoxalmente, de uma identificação consensual de fatores então percebidos como imperativos em favor da mudança.

Em relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.

A radiodifusão foi o segmento das comunicações mais afetado pela desregulamentação dos anos 90 no Brasil.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis