Questões sobre História da Imprensa

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Imprensa

Os anos de 1808, 1922 e 1950 são tradicionalmente considerados os marcos fundadores, respectivamente, da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. No referente à história das comunicações no Brasil, julgue os itens subseqüentes. Embora surgido em Londres, em 1.º/6/1808, o Correio Braziliense, de Hipólito da Costa, passou a circular no Brasil somente após a Independência, em 1822.

Os anos de 1808, 1922 e 1950 são tradicionalmente considerados os marcos fundadores, respectivamente, da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. No referente à história das comunicações no Brasil, julgue os itens subseqüentes. O primeiro jornal impresso e publicado no Brasil foi a Gazeta do Rio de Janeiro, periódico oficial da Coroa Portuguesa no exílio, cuja primeira edição data de 10/9/1808.

A desregulamentação (e re-regulamentação) das comunicações brasileiras na última década envolveu setores organizados da sociedade e da economia em uma luta política informada por concepções distintas — muitas vezes antagônicas — acerca da natureza, da qualidade e(ou) dos objetivos das tecnologias e serviços correspondentes. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes. A denominada convergência tecnológica da comunicação de massa, das telecomunicações e da informática foi percebida como fator decisivo no desencadeamento do processo de desregulamentação/re-regulamentação das comunicações no Brasil.

No que se refere à história da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil, julgue os itens seguintes.

A industrialização e a racionalização do processo de produção jornalística no Brasil — fenômeno acelerado na segunda metade do século XX — resultam no abandono da idéia do jornalismo como missão, em favor de uma concepção da imprensa como serviço prestado por particulares a consumidores de informação.

No que se refere à história da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil, julgue os itens seguintes.

Na década de 30 do século passado, a introdução da publicidade no rádio brasileiro provocou mudanças no modo de produção da programação, que pôde ser estruturada pelas emissoras em bases mais duradouras; o rádio culturaleducativo cedeu lugar, então, aos programas populares voltados ao lazer e à diversão.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis