Questões de Comunicação Social do ano 2009

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Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2009

Acerca das características e das estruturas de funcionamento das empresas jornalísticas, julgue os itens a seguir.

Os meios de comunicação social eletrônica, independentemente da tecnologia utilizada para a prestação do serviço, devem observar os princípios enunciados na CF, tais como o respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.

No que concerne às teorias relativas à produção da notícia e seus efeitos, julgue os próximos itens.

O efeito de continuing history, que integra o processo de agendamento (agenda-setting), ocorre quando o fato noticiado apresenta amplo campo de possibilidades de permanência na cobertura da mídia, como, por exemplo, copa do mundo, olimpíadas, crise econômica continuada ou acidentes aéreos de grandes proporções.

As informações trazidas pelos repórteres à redação são geralmente recontextualizadas no processo de edição. Esse processo inclui selecionar os assuntos, preparar as matérias, organizar, suprimir, aprofundar e distribuir conteúdos. A respeito do processo de edição e do trabalho em redação, julgue os itens subsequentes.

Um dos trabalhos do processo de revisão em jornalismo é evitar a ocorrência de pastel, ou seja, um erro de sentido ou de grafia em um texto.

Luiz Amaral, em seu livro Jornalismo, Matéria de Primeira Página (Tempo Brasileiro, 2008, p. 45), diz que a reportagem desfruta um lugar especial no conceito dos profissionais de mídia. Conjuga investigação, interpretação e qualidade de estilo. Acerca de reportagem, julgue os itens que se seguem.

A tentativa de repórteres em transcender o espaço dos veículos de comunicação pode dar origem aos chamados livros-reportagem. Um exemplo é o livro Abusado, do jornalista Caco Barcelos.

Não há consenso sobre o que seja reputação corporativa, conceito surgido no início da década passada. A reputação corporativa tem sido atrelada ao desempenho, à confiança e às expectativas de stakeholders. Além disso, ela é vista por alguns autores como um ativo intangível das instituições. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O conceito de reputação corporativa como um ativo intangível, ou seja, como um capital em circulação, contempla apenas expectativas comerciais.

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