Listagem de Questões sobre Geral
Uma unidade de Inteligência Comercial é necessária para identificar novos negócios no mercado externo e organizar a participação de empresas nacionais em feiras e missões comerciais. Enumere os itens de 1 a 9, na ordem seqüencial natural de acontecimentos preparatórios para a realização de uma feira ou missão comercial e depois, assinale a alternativa que contém a ordem correta (de cima para baixo).
( ) Análise dos pontos fortes e pontos fracos de cada um dos países concorrentes.
( ) Uma primeira missão prospectiva é feita, com o objetivo de conhecer o mercado, identificar e selecionar os parceiros locais.
( ) A Inteligência Comercial fornece uma lista de importadores dos produtos selecionados para os primeiros contatos e posterior matchmaking com as empresas exportadoras.
( ) A Inteligência Comercial elabora um estudo sobre o país-alvo e um levantamento de sua pauta de importações, visando identificar os potenciais parceiros comerciais.
( ) A Inteligência Comercial indica as oportunidades existentes e os setores que poderiam exportar para aquele mercado. ( ) Define-se qual tipo de evento mais adequado para a promoção comercial dos produtos adequados à exportação para aquele mercado. ( ) A missão comercial ou feira é realizada.
( ) Um cruzamento da lista de produtos importados pelo país estudado com a pauta de exportações nacionais. Neste momento, são identificados os produtos que poderiam ser exportados para o país-alvo.
( ) Com o auxílio de consultorias locais, a Inteligência Comercial elabora estudo mais detalhado, contendo informações sobre as oportunidades de negócios e sobre características do mercado-alvo para cada um dos setores identificados.
6 – 2 – 8 – 1 – 4 – 5 – 9 – 7 – 3.
3 – 7 – 8 – 1 – 4 – 5 – 9 – 2 – 6.
4 – 5 – 8 – 1 – 3 – 7 – 9 – 2 – 6.
4 – 6 – 8 – 1 – 5 – 3 – 9 – 2 – 7.
3 – 7 – 8 – 1 – 5 – 4 – 9 – 6 – 2.
Na hipótese de uma empresa brasileira estar enfrentando dificuldades comerciais no exterior pelo fato de sua concorrente norte-americana comercializar produtos semelhantes com preços de venda abaixo do custo de fabricação, motivada por subsídios fornecidos pelo governo americano, qual procedimento deverá ser feito pela empresa prejudicada?
Solicitar ao FMI que puna o governo americano, tendo em vista os pressupostos do acordo de Breton Woods, que permitem que a empresa entre com um painel contra os EUA.
Reduzir o preço de seu produto, mesmo com prejuízo, para que consiga reagir à concorrência e não necessite de auxílio do governo brasileiro.
Solicitar ao governo brasileiro subsídio idêntico ao fornecido à empresa americana, forçando assim uma competição mais saudável.
Entrar com solicitação junto ao Ministério das Relações Exteriores para que abra processo na OMC, visando a derrubar o subsídio concedido pelos EUA.
Retirar essa linha de produtos do mercado, pois nenhum país pode ganhar da concorrência agressiva dos EUA.
Sobre o Sistema Integrado do Comércio Exterior (Siscomex), marque a alternativa incorreta.
A inscrição no Registro de Exportações e importações (REI) da Secretaria de Comércio Exterior é, sem exceção, condição básica para a realização de operações de importações.
Os exportadores já inscritos no no Registro de Exportadores e Importadores (REI), antes da implantação do Siscomex, tiveram sua inscrição mantida.
É um instrumento administrativo para integrar as atividades de registro e controle das operações de comércio exterior, mediante o fluxo de informações único e computadorizado.
O licenciamento das importações ocorrerá de forma automática e não automática e será efetuado por meio do Siscomex.
O Siscomex módulo importação foi implantado em 1º de Janeiro de 1997.
A Expedição de Certificados de Origem cabe, na Secretaria de Comércio Exterior ao:
Departamento de Operações de Comércio Exterior.
Departamento de Negociações Internacionais.
Departamento de Certificação Comercial.
Departamento de Certificação de Origem.
Departamento de Defesa Comercial.
A Secretaria de Comércio Exterior foi criada em 1992 e tem como uma de suas atribuições:
entender-se, em nome do Governo Brasileiro, com as instituições financeiras estrangeiras e internacionais.
emitir licenças de exportação e importação, cuja exigência será limitada aos casos impostos pelo interesse nacional.
fiscalizar as importações e exportações de mercadorias.
arrecadar os direitos aduaneiros incidentes sobre a entrada de mercadorias no país.
fiscalizar a correta utilização dos incentivos fiscais concedidos pela legislação em vigor às importações e exportações.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}