Listagem de Questões sobre Geral
Compete à Subsecretaria-Geral de Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior assessorar o Secretário-Geral das Relações Exteriores no trato das questões relacionadas com cooperação técnica, (com) apoio às comunidades brasileiras no exterior, (com) promoção comercial e (com a) política cultural. Não compete ao Subsecretário-Geral de Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior:
executar, no plano externo, a política de comércio exterior.
coordenar a elaboração de políticas públicas relacionadas com as comunidades brasileiras no exterior.
implementar ações de promoção comercial dos bens e serviços brasileiros
representar o Ministro de Estado no Conselho Nacional do Comércio Exterior.
coordenar a elaboração de políticas de difusão da cultura brasileira e da língua portuguesa e a divulgação da realidade brasileira no exterior.
Assinale qual das alternativas a seguir constitui um mecanismo de defesa comercial.
Prática de dumping.
Salvaguarda.
Kanban.
Benchmarking.
Certificação pelas normas ISO 9000.
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. O Registro de Exportação Simplificado (RES) no Siscomex é aplicável a operações de exportação, com cobertura cambial e para embarque imediato para o exterior, até o limite de U$ 20.000,00 (vinte mil dólares dos Estados Unidos), ou o equivalente em outras moedas.
II. O Registro de Exportação (RE) no Siscomex é o conjunto de informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracterizam a operação de exportação de uma mercadoria e definem o seu enquadramento.
III. As exportações serão, obrigatoriamente, realizadas à vista, em moeda conversível exceto quando destinadas a países da Aladi, quando será admitido o prazo máximo de até 90 dias.
IV. Podem ser admitidas exportações sem cobertura cambial, devendo o pagamento de serviços, quando couber, ser processado por intermédio de transferências financeiras.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas a afirmativa III está certa.
Apenas as afirmativas II e IV estão certas.
Apenas as afirmativas III e IV estão certas.
Apenas as afirmativas I e II estão certas.
O Governo Federal investiu R$ 100 milhões de reais em 2004 e deve aplicar ainda mais nos próximos 2 anos para se adaptar às novas formas internacionais de segurança marítima. Situação bem diferente daquela vivenciada em 1982, quando muitos países em desenvolvimento se viram com problemas com a dívida externa, levando à insolvência polonesa e argentina e à moratória mexicana, no chamado �setembro negro� (1982), o que provocou o rompimento completo do fluxo de recursos voluntários aos países em desenvolvimento, inclusive o Brasil. No Brasil, esse processo levou a um ajustamento externo, de busca de superávits e aprofundou-se a partir de fins de 82, sob a tutela do FMI, órgão que visava fundamentalmente garantir o pagamento da dívida externa. A política adotada baseava-se:
I - na contenção da demanda agregada, por meio da redução do déficit público, com redução dos gastos públicos, principalmente investimentos; aumento da taxa de juros interna e restrição do crédito; redução do salário real, mediante critérios de subindexação dos salários contidos na política salarial, e do desemprego gerado pelo quadro recessivo.
II - em tornar a estrutura de preços relativos favorável ao setor externo. Nesse sentido, observaram-se: intensa desvalorização real do cruzeiro, levando à elevação na relação câmbio/salário.
III - elevação do preço dos derivados de petróleo; estímulo à competitividade da indústria brasileira, por meio da contenção de alguns preços públicos e de subsídios e incentivos à exportação.
Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas estão erradas.
Apenas as afirmativas I e III estão certas.
Apenas as afirmativas II e III estão certas.
Sobre as fontes de informações globais de mercado, assinale a alternativa correta.
A maioria dos dados vem de executivos sediados no estrangeiro, em subsidiárias, coligadas e filiais da empresa. A vantagem é que eles conhecem o mercado onde estão e a empresa para qual trabalham.
A maioria dos dados é coletada nos próprios arquivos da empresa e nos jornais locais.
Alguns dados são comprados de empresas especializadas em realizar pesquisas internacionais em vários países por preços exorbitantes e seu custo x benefício é questionável.
Algumas empresas acham que não é necessário ter fontes de informação internacional, pois o mercado não tem um padrão de comportamento linear.
Essas informações podem ser irrelevantes na medida em que a maioria dos executivos de marketing não as usam regularmente.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}