O Governo Federal investiu R$ 100 milhões de reais em 200...

O Governo Federal investiu R$ 100 milhões de reais em 2004 e deve aplicar ainda mais nos próximos 2 anos para se adaptar às novas formas internacionais de segurança marítima. Situação bem diferente daquela vivenciada em 1982, quando muitos países em desenvolvimento se viram com problemas com a dívida externa, levando à insolvência polonesa e argentina e à moratória mexicana, no chamado �setembro negro� (1982), o que provocou o rompimento completo do fluxo de recursos voluntários aos países em desenvolvimento, inclusive o Brasil. No Brasil, esse processo levou a um ajustamento externo, de busca de superávits e aprofundou-se a partir de fins de 82, sob a tutela do FMI, órgão que visava fundamentalmente garantir o pagamento da dívida externa. A política adotada baseava-se:

I - na contenção da demanda agregada, por meio da redução do déficit público, com redução dos gastos públicos, principalmente investimentos; aumento da taxa de juros interna e restrição do crédito; redução do salário real, mediante critérios de subindexação dos salários contidos na política salarial, e do desemprego gerado pelo quadro recessivo.

II - em tornar a estrutura de preços relativos favorável ao setor externo. Nesse sentido, observaram-se: intensa desvalorização real do cruzeiro, levando à elevação na relação câmbio/salário.

III - elevação do preço dos derivados de petróleo; estímulo à competitividade da indústria brasileira, por meio da contenção de alguns preços públicos e de subsídios e incentivos à exportação.

Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis