Listagem de Questões sobre Geral
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. No Brasil o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem ao longo desses anos feito o papel do mercado de capitais, financiando setores industriais e setores produtivos.
II. Exemplos de modalidades de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o comércio exterior são as linhas chamadas de pré e pós-embarque. Esta última existe nas modalidades buyer ou supplier, consistindo basicamente de financiamento à produção enquanto a primeira consiste basicamente em financiamento à comercialização dos produtos.
III. As taxas de juros elevadas, no Brasil, inibem a competitividade do setor produtivo, encarecendo os produtos produzidos domesticamente.
IV. O canal de distribuição no mercado internacional é composto pelos seguintes agentes: Broker ou trader (exportador) localizado no Brasil ou nos países de destino, o importador e/ou trader, varejistas e consumidores industriais.
Todas as afirmativas estão erradas.
Apenas a afirmativa II está certa.
Apenas as afirmativas II e IV estão certas.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão certas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão certas.
I. A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras.
II. A Zona Franca de Manaus compreende três pólos econômicos: comercial, industrial e agropecuário.
III. O pólo industrial é considerado a base de sustentação da Zona Franca de Manaus.
IV. A Zona Franca de Manaus foi idealizada pelo Deputado Federal Francisco Pereira da Silva e criada (por meio de uma lei) em 1959, como Porto Livre.
Apenas a afirmativa II está errada.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas as afirmativas II e III estão certas.
Apenas a afirmativa IV está errada.
I. Uma União Aduaneira é a etapa ou tipo de integração em que são eliminadas todas as barreiras tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre o comércio dos países membros de um grupo. O compromisso restringe-se a garantir o livre fluxo de mercadorias, e também de serviços, entre os membros do bloco. Os países eliminam tarifas de importação para os produtos comprados dos parceiros, mas cada um mantém a liberdade para cobrar as tarifas que quiser de outros países com quem comercia.
II. O Mercosul não dispõe de personalidade jurídica de direito internacional.
III. No Mercado Comum, além da Tarifa Externa Comum (TEC) e do livre comércio de bens, existe a livre circulação de fatores de produção (capital e trabalho). No Mercado Comum pressupõe-se a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais (definição de metas comuns em matéria de juros, fiscal, cambial, por exemplo).
IV. Os países associados ao Mercosul têm de manter relações comerciais livres com os demais países do bloco e têm direito a voto nas questões econômicas, políticas e instituições.
Apenas a afirmativa III está certa.
Apenas a afirmativa IV está certa.
Apenas as afirmativas I e II estão certas.
A BrazilTradeNet é parte integrante do Sistema Brasileiro de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, formado pelo Departamento de Promoção Comercial (DPR) e pelos Setores de Promoção Comercial (Secoms). Não é um dos objetivos da BrazilTradeNet:
facilitar e incrementar as exportações brasileiras, por meio da utilização de tecnologia de ponta e da rede de Setores de Promoção Comercial (Secoms).
oferecer informações estratégicas para fechamento de negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras.
definir as diretrizes e procedimentos relativos à implementação da política de comércio exterior visando à inserção competitiva do Brasil na economia internacional.
ampliar investimentos de empresas estrangeiras no Brasil.
divulgar a imagem do Brasil e a qualidade de seus produtos.
Assinale qual das alternativas abaixo constitui uma crítica às políticas de promoção às exportações com foco nas empresas não-exportadoras.
As empresas não-exportadoras não são suficientemente diversificadas.
O ingresso na atividade exportadora resulta de um processo típico de auto-seleção, em que as firmas mais eficientes e produtivas se auto-selecionam para o atendimento ao mercado externo.
Empresas não-exportadoras buscam ser seguidoras de mercado ou investir em determinados nichos de produção.
O mercado exportador é considerado um mercado contestável.
Em geral, empresas não-exportadoras constituem cartéis.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}