Listagem de Questões sobre Geral
Ler e escrever é um compromisso também da área de ciências naturais porque a escola deve
propiciar a construção do mundo das ciências, distinto do mundo cotidiano e da linguagem coloquial.
possibilitar a ampliação da leitura de mundo, formando leitores capazes de compreender a linguagem da ciência.
reforçar o caráter verdadeiro e neutro dos conceitos cristalizados pela linguagem científica de natureza complexa.
enriquecer o vocabulário dos alunos com palavras da ciência para que eles respeitem sua verdade e sua linguagem.
pressupor que o significado social dado a um conceito é único e independente das conexões semânticas estabelecidas.
O Pantanal mato-grossense é um exemplo de ecossistema rico. A ação do homem, porém, pode destruir essa característica. Por exemplo, atualmente já se nota um significativo aumento do número de piranhas, conseqüência da caça indiscriminada de
garças
jaburus
jacarés.
capivaras
araras-azuis.
"Nos últimos vinte anos, através de pesquisa, tem-se legitimado e provado que os alunos não chegam em branco a cada nova situação de aprendizagem escolar, mas que possuem esquemas de conhecimentos prévios".
(Laura Fumagalli, In Didática das Ciências Naturais - cap. 1, pág. 22)
Segundo o texto
as concepções espontâneas constituem representações da realidade sem coerência e são abandonadas ao serem confrontadas com os conceitos adquiridos na escola.
os conhecimentos prévios constituem representações da realidade e neles articulam-se apenas os conhecimentos construídos espontaneamente na prática extra-escolar.
as concepções espontâneas são persistentes por mais que as atividades escolares de aprendizagem procurem modificá-las.
os conhecimentos prévios constituem representações da realidade e neles articulam-se tanto conceitos construídos no meio escolar como outros, construídos espontaneamente na prática extra-escolar cotidiana.
os conhecimentos prévios constituem sistemas de interpretação e de leitura a partir dos quais as crianças conferem pouco significado às situações de aprendizagem escolar; por isso é desnecessário estruturar o ensino considerando as concepções espontâneas.
É comum abordarem-se, na 4ª ou 5ª série do ensino fundamental, conteúdos como "Os alimentos", "Efeitos do vento" ou "As máquinas a vapor". O conceito envolvido nesses casos é a energia e, ao trabalhar com esses conteúdos, o professor
deve, necessariamente, ter o domínio do conceito, mesmo que seus alunos se encontrem ainda longe de poder assimilá-lo.
deve pretender que seus alunos assimilem o conceito da forma como é explicado pelos cientistas.
pode prescindir do domínio do conceito porque seus alunos se encontram longe de poder assimilá-lo.
deve evitar o aprofundamento das discussões quando não tem o domínio do conceito.
precisa ter o domínio do conceito e deve exigir que seus alunos também o dominem, desconsiderando sua compreensão intuitiva.
Em 1992, o Brasil sediou a segunda conferência da ONU sobre o ambiente, a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. O principal tema da conferência foi o Desenvolvimento Sustentável. A partir daí essa expressão, vem sendo, paulatinamente, incorporada ao vocabulário. Seu significado é
um conjunto de ações governamentais que sustentam o desenvolvimento da agricultura na Amazônia visando a aumentar os estoques de alimento.
uma política ambiental, governamental, que garanta a preservação dos ecossistemas ameaçados.
um conjunto de ações educacionais apoiado pelas grandes potências, visando ao melhor aproveitamento do ambiente natural nos países de 3o mundo.
um crescimento econômico conciliado com uma política que garanta a preservação dos ambientes naturais.
uma política ambiental que garanta o crescimento econômico dos países do 3o mundo.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}