Listagem de Questões sobre Geral
Um pesticida foi derramado acidentalmente em um lago. Alguns meses depois, os organismos da comunidade que apresentavam maior concentração da substância eram
as plantas aquáticas.
as aves pescadoras.
as larvas de insetos.
o fitoplâncton.
os peixes.
Os agrotóxicos organoclorados
reduzem a produção agrícola.
degradam-se rapidamente no ambiente.
são inócuos ao meio ambiente.
são decompostos pelas bactérias nitrificantes.
acumulam-se ao longo das cadeias alimentares.
A atuação do docente em sala de aula deve prever um momento inicial de problematização com o objetivo de
avaliar a capacidade de generalização e de aplicação dos conceitos apresentada pelos alunos.
estimular a resolução dos problemas e exercícios propostos em atividades individuais e de grupo.
selecionar os conteúdos necessários para a compreensão dos conhecimentos científicos que serão trabalhados.
desafiar os alunos a expor o que estão pensando e despertar neles a necessidade de adquirir outros conhecimentos.
propiciar o suporte teórico para que os alunos exponham suas idéias e conclusões sobre o que foi estudado.
Thomas Kuhn, em sua obra A estrutura das Revoluções Científicas, argumenta que a produção do conhecimento científico ocorre segundo paradigmas (padrões) compartilhados por comunidades de pesquisadores. Quando tais paradigmas já não dão conta da solução dos problemas, estabelece-se uma crise e os pesquisadores buscam outros paradigmas que possam solucioná-los. Kuhn sustenta que a comunidade passa a compartilhar o novo padrão, ocorrendo o que ele denomina "revolução científica", cuja característica mais marcante é a mudança na visão de mundo do cientista. O caráter cumulativo da ciência seria, então, uma característica apenas dos períodos de "ciência normal", isto é, quando a ciência evolui por acréscimo de novos conhecimentos, mediante a solução de problemas. De acordo com as argumentações de Kuhn, um exemplo de ciência normal seriam os conhecimentos adquiridos desde
a descoberta da célula até a formulação da teoria celular.
a lei da gravitação universal de Newton até a teoria da relatividade de Einstein.
o modelo geocêntrico do universo até o modelo heliocêntrico.
a teoria da evolução das espécies de Lamarck até a teoria da evolução de Darwin.
a teoria da abiogênese (geração espontânea) até a teoria da biogênese.
As informações abaixo referem-se ao monóxido de carbono (CO).
I. A combustão incompleta dos compostos de carbono nos combustíveis e cigarros produz CO.
II. A carboxiemoglobina (COHb) impede o transporte de oxigênio pelo sangue e pode causar morte por asfixia.
III. O monóxido de carbono ativa a hemoglobina, forma a oxiemoglobina (O2Hb) e facilita as trocas gasosas na hematose.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
I e II.
I e III.
II e III.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}