Listagem de Questões sobre Geral
Ao se analisar um livro didático para o ensino de Ciências, um critério importante a ser considerado para sua seleção é que ele
utilize mais textos descritivos dos fenômenos do que argumentações e raciocínios.
apresente a seqüência de conteúdos iguais à escolhida no planejamento do professor.
proponha diferentes atividades aos alunos, explorando diversos aspectos do conteúdo.
proponha exercícios para facilitar a memorização de termos e de fatos.
tenha conteúdos científicos independentes da vivência e da faixa etária dos alunos.
As diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estabelecem que
cada sistema de ensino definirá os conteúdos básicos, a estrutura e a duração dos cursos de EJA.
a base curricular nacional comum deve ser subjugada à parte diversificada das propostas curriculares regionais.
deve ser garantida a independência de propostas curriculares regionais visando a relação entre a vida cidadã e as áreas do conhecimento.
há diferenças entre os conteúdos propostos para o Ensino Fundamental e aqueles propostos para EJA.
as escolas complementarão a base curricular nacional comum ao introduzir projetos e atividades do interesse de suas comunidades.
"Na maioria das vezes, os cientistas não discordam em relação aos dados;é a interpretação deles que pode ocasionar controvérsias. Em certos casos, as diferentes interpretações podem ser verificadas em laboratório".
No texto acima, as expressões sublinhadas correspondem, respectivamente, a:
hipóteses, fatos, experiências controladas.
hipóteses, experiências controladas, fatos.
fatos, hipóteses, experiências controladas.
fatos, experiências controladas, hipóteses.
experiências controladas, hipóteses, fatos.
Muitas vezes conceitos não são aprendidos pelos alunos ou o aprendizado fica muito aquém do esperado, apesar de o professor ter boa formação acadêmica, preparar a aula com esmero, explicar corretamente o conteúdo e o assunto ser interessante.
Para contornar o problema foram apresentadas as seguintes sugestões:
I. Levar os alunos a refletirem sobre suas experiências em relação ao assunto.
II. Utilizar metodologias diferenciadas para apresentar o conteúdo.
III. Levar em conta os diferentes comportamentos e formas de pensar dos alunos.
É correto o que se sugere em
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
Sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências, fizeram-se as seguintes afirmações:
I. Permitem comprovar ou completar os assuntos desenvolvidos nas aulas teóricas.
II. Permitem que os alunos desenvolveram a habilidade de formular hipóteses com base em observações experimentais.
III. Preparam os alunos para serem futuros cientistas, desde que o laboratório seja bem equipado.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}