Listagem de Questões sobre Geral
Para justificar porque ensinar ciências na escola fundamental, fizeram-se as afirmações abaixo.
I. É dever social do sistema escolar garantir o acesso ao conhecimento científico para o conjunto da população.
II. As crianças têm o direito de aprender ciências.
III. É obrigação do sistema escolar apresentar o conhecimento científico para as crianças que sejam capazes de aprender.
IV. O conhecimento científico tem relevante valor social.
É correto o que se afirma APENAS em
III e IV.
II e IV.
II, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
As afirmações abaixo referem-se aos dias e noites.
I. A sucessão dos dias e das noites é um fenômeno que permite comprovar a rotação de um planeta sobre si mesmo.
II. Em tempos de lua cheia, vemos do nosso planeta um disco completamente iluminado: é toda a parte da Lua onde é dia, ou seja, na parte oculta do globo lunar é noite.
III. A Lua é um astro que produz luz, o que permite identificar cada uma de suas fases.
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
As informações abaixo referem-se à Floresta Amazônica.
I. O solo da Floresta Amazônica é pouco profundo e é formado, principalmente, por argila e areia.
II. A fertilidade do solo da Floresta depende da queda de folhas, ramos e frutos que vão formar o húmus.
III. As chuvas freqüentes na região conseguem arrastar para longe a camada de húmus.
I e III.
Até a Renascença acreditava-se no surgimento de seres vivos a partir de matéria não viva, como, por exemplo, o aparecimento de larvas em carne. No século XVII a inverdade dessa idéia foi demonstrada por
Lazzaro Spallanzani, cujo experimento comparava o que acontecia em recipientes abertos e fechados, contendo caldos nutritivos fervidos por longo tempo.
Francesco Redi, que realizou experimento controlado no qual comparou o que ocorria em recipientes abertos e fechados contendo cadáveres de animais.
Louis Pasteur, que realizou experimento comparando o que ocorria em frascos com longos gargalos, alguns retos, outros recurvados, contendo caldos nutritivos fervidos.
Antonie van Leeuwenhoek ao demonstrar, com instrumento óptico, a existência de seres invisíveis a olho nu.
William Harvey, cujo experimento comparava o que acontecia em recipientes abertos e fechados contendo cadáveres de animais.
Com o auxílio da tabela de códons apresentada abaixo, assinale a alternativa que apresenta os resultados da tradução da mensagem genética contida na seguinte seqüência de nucleotídeos de uma molécula de DNA: TAC GAT ACG ATA.
Tyr-Asp-Thr-Ileu
Tyr-Arg-Tyr-Leu
Met-Leu-Cys-Tyr
Met-Leu-Thr-Ileu
Met-Leu-Cys-Ala
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}