Listagem de Questões de Auditoria
A Cia. Miudezas vende, em média, 70% de seus produtos a prazo e possui cerca de 5 mil clientes. O perfil de seus clientes é o de pessoas que possuem renda familiar de até 10 salários mínimos. Na análise da constituição de provisão para devedores duvidosos do saldo de clientes da Cia. Miudezas, o auditor deve
circularizar um percentual significativo de clientes, questionando quanto à posição em atraso e suas justificativas.
analisar individualmente o máximo possível a carteira de clientes da empresa e tirar suas conclusões pessoais.
segregar a carteira de clientes em função de períodos de contas vencidas, medindo tendências e probabilidades de perdas.
efetuar testes globais sobre o saldo de clientes, uma vez que as perdas efetivas do setor variam de 5 a 10 % das vendas.
estabelecer um valor adicional de provisão para cobrir perdas prováveis, de modo que não afete o fluxo de caixa projetado.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, descritas na Resolução CFC nº 986/03, em seu tópico "Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna", qual é a finalidade do trabalho de auditoria interna?
Dar subsídios aos clientes da organização.
Auxiliar os fornecedores na tomada de decisão
Manter e promover os funcionários.
Aperfeiçoar e dinamizar o mercado de trabalho.
Agregar valor ao resultado da organização.
Que aspecto deve ser abordado em um relatório de auditoria interna, conforme a resolução CFC nº 986/03, no seu capítulo 12.3, item 12.3.2?
O processo de terceiros.
O total de horas a serem incorridas.
A metodologia adotada.
O risco associado ao fato duvidoso.
Recomendação baseada em diálogos informais.
A Resolução CFC nº 986/03, em seu capítulo 12.3 – Normas Relativas ao Relatório da Auditoria Interna, estabelece a finalidade do relatório de auditoria. Com base neste capítulo, assinale qual das alternativas a seguir é a correta:
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, com limitações, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido parcialmente e com imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pelos fornecedores".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta as horas incorridas dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e parcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
Qual é a principal finalidade do trabalho de auditoria interna?
Avaliar a qualidade e aderência às normas da empresa no que se refere aos procedimentos operacionais e controles internos exercidos por terceiros que não prestam serviço à empresa.
Atestar a qualidade dos valores irrelevantes nos demonstrativos financeiros e contábeis da empresa.
Avaliar a qualidade e aderência às normas da empresa no que se refere aos procedimentos operacionais e controles internos exercidos pela empresa
Verificar a pontualidade dos funcionários e o cumprimento das suas tarefas, bem como identificar fraudes.
Constatar a aplicação das punições adequadas, quando uma fraude é apurada.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}