Listagem de Questões de Auditoria
Assinale a opção que não representa um dever do auditor independente, de acordo com a Instrução no 308/99, da Comissão de Valores Mobiliários:
Verificar se as demonstrações contábeis e o parecer de auditoria foram divulgados nos jornais em que seja obrigatória a sua publicação.
Verificar se as informações financeiras do relatório da administração estão em consonância com as demonstrações contábeis auditadas.
Comunicar à Comissão de Valores Mobiliários, no prazo de vinte dias, a substituição por outro auditor, com justificativa e anuência da mudança.
Indicar os efeitos no dividendo obrigatório e no lucro ou prejuízo por ação, sempre que emitir parecer de auditoria com ressalva ou adverso.
Elaborar e encaminhar à administração relatório circunstanciado que contenha observações a respeito de deficiências dos controles internos.
Constitui infringência ao Código de Ética Profissional do Contabilista e, portanto, é vedado ao auditor independente de demonstrações contábeis no desempenho de suas funções:
Indicar títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes.
Transferir o contrato de serviços a seu cargo a outro contabilista, mesmo com a anuência do cliente, por escrito.
Valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse no montante de honorários profissionais estabelecidos para a contratação.
Comunicar ao cliente, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão de contratação dos seus serviços profissionais.
Transferir parcialmente a execução dos serviços a seu cargo a outro contabilista, mantendo, porém, sempre como sua a responsabilidade técnica.
Assinale a opção que não representa uma obrigação do auditor, segundo a NBC-T-1 - Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis.
confirmar valores expressivos de contas a receber
confirmar valores expressivos de contas a pagar
empregar técnicas de amostragem estatística
avaliar o sistema contábil e de controles internos
acompanhar inventário físico de itens de valor
No processo de avaliação do sistema contábil e de controles internos, o auditor pode constatar necessidades de aprimoramentos. Nessa circunstância, o auditor independente:
não deve fazer sugestões de maneira formal, tão-somente verbal
deve efetuar sugestões objetivas para tais aprimoramentos
está impedido de efetuar sugestões de qualquer espécie
pode efetuar sugestões relevantes para o aprimoramento do sistema
não pode efetuar sugestões, sob pena de perder a independência
Os auditores independentes devem ter política definida para rotação de responsáveis técnicos, de forma a evitar questionamentos relacionados à independência. O período de atendimento de um responsável técnico a um cliente não deve ultrapassar a:
dois anos.
três anos.
quatro anos.
cinco anos.
sete anos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}