Listagem de Questões de Auditoria
Após a data de fechamento, mas antes da emissão de seu parecer, o auditor independente constatou que a matriz da empresa que ele audita requereu concordata. Esse fato pode afetar a continuidade operacional de seu cliente que é dependente financeiramente da matriz. A administração da empresa apresentou adequada interpretação nas demonstrações contábeis; diante dessa situação, o auditor deve emitir um parecer
com ressalva e parágrafo de ênfase.
com abstenção de opinião.
adverso com parágrafo de descontinuidade.
sem ressalva com parágrafo de ênfase.
de incerteza com parágrafo de descontinuidade.
Quando um auditor conclui que as demonstrações contábeis "apresentam adequadamente" ou "apresentam adequadamente, em todos os seus aspectos relevantes", de acordo com a estrutura conceitual identificada para relatórios contábeis, que tipo de parecer é este?
Parecer adverso
Parecer modificado.
Parecer sem ressalvas.
Parecer com fins especiais.
Parecer com ressalvas.
O Parecer de Auditoria é o documento que representa a opinião do auditor sobre a exatidão e regularidade (ou não) da gestão e a adequacidade (ou não) das peças examinadas. Assinale a alternativa incorreta sobre o assunto:
o Parecer Pleno será emitido quando o Auditor formar a opinião de que na gestão dos recursos públicos foram adequadamente observados os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade.
o Parecer Restritivo será emitido quando o Auditor constatar falhas, omissões ou impropriedades de natureza formal no cumprimento das normas e diretrizes governamentais, quanto à legalidade, legitimidade e economicidade e que, pela sua irrelevância ou imaterialidade, não caracterizam irregularidade de atuação dos agentes responsáveis.
o Parecer de Irregularidade será emitido quando o Auditor verificar a não observância da aplicação dos princípios de legalidade, legitimidade e economicidade, constatando a existência de desfalque, alcance, desvio de bens ou outra irregularidade de que resulte prejuízo quantificável, para a Fazenda Estadual mas que não comprometam, substancialmente, as demonstrações financeiras e a respectiva gestão dos agentes responsáveis, no período ou exercício examinado.
quando o Auditor não obtiver elementos comprobatórios suficientes e adequados, de tal modo que o impeça de formar opinião quanto à regularidade da gestão, a opinião decorrente dos exames fica sobrestada, por prazo previamente fixado para o cumprimento de diligência pelo auditado, o que, mediante novos exames o Auditor emitirá o competente parecer.
Analise a situação abaixo:
A auditoria das demonstrações contábeis da Empresa Mercúrio Indústria Hospitalar S.A., relativas ao ano findo em 31/12/X8 comprovou satisfatoriamente todas as transações, exceto pelo fato de que, não obteve respostas para a circularização das contas a receber. Os registros da companhia não permitiram a aplicação de procedimentos alternativos de auditoria para esse grupo de contas do balanço patrimonial, considerado pela avaliação dos auditores, como relevante.
O parecer de auditoria aplicável à situação é:
parcial.
sem ressalvas.
com ressalvas.
Conforme o Conselho Federal de Contabilidade, o parecer de auditoria independente classifica-se em 4 (quatro) tipos. O auditor constata que há discordância com a administração da entidade a respeito do conteúdo e forma de apresentação das demonstrações contábeis. Neste caso, qual(is) o(s) tipo(s) de parecer(es) deve(m) conduzir a sua opinião?
Com ressalva ou adverso.
Sem ressalva e com ressalva.
Abstenção de opinião e sem ressalva.
Com ressalva ou à abstenção de opinião.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}