Questões de Artes da UECE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes da UECE

No Ceará, nos séculos XVII e XIX, havia Irmandades de Nossa Senhora do Rosário em Aracati, Icó e Fortaleza. Durante as festas dessas irmandades, os negros escravizados tinham certa liberdade, pois eram as figuras principais do cortejo, apresentando-se como o Rei, a Rainha, o mestre de cerimônia e os mestres de campo. A tradição da expressão cultural do Ceará oriunda dessas festas das irmandades é denominada

Na segunda metade da década de 1980, juntamente com as primeiras experiências de escolas de circo no Brasil, surgiram propostas de desenvolvimento de projetos sociais – de iniciativa de grupos governamentais e de organizações não governamentais – que viam no aprendizado circense em geral e não somente nas técnicas, uma forma de educação, recreação e cidadanização. Em sua maioria, essas ações eram e são destinadas a crianças e adolescentes em situação de risco, vulnerabilidade social, desvinculadas ou não de processos educacionais, sociais e culturais, sem oportunidades de acesso a lazeres e entretenimentos. Tais experiências foram denominadas de

Segundo Joelson Bernardes Albuquerque e Ângela Carrancho da Silva, “um projeto cultural deve ter sua exposição claramente fundamentada nos detalhes do que se pretende ver realizado, através de um documento que informa sobre o produto o seu conteúdo, a sequência de atividades a serem desenvolvidas com seus resultados e objetivos esperados, o tempo e os recursos e meios requeridos e disponíveis, indicações das condições de gestão, enfim tudo que é necessário e útil para que o projeto possa ser posto em prática e quais as circunstâncias que ele oferece de monitoramento, análises e julgamentos para ser compreendido e aceito”.

Fonte: Joelson Bernardes Albuquerque; Ângela Carrancho da Silva. Avaliação de projetos culturais. In: Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 2, n. 6, p. 289-320, set./dez. 2010.

Segundo a compreensão dos autores,

Educação através da arte é a terminologia criada por Herbert Read na Inglaterra, em 1951 ligada ao movimento

No documento PCN-Artes, foram elaborados os moldes que o ensino de Artes deveria seguir. Os parâmetros curriculares, para todos os ciclos do ensino fundamental, são bastante abrangentes. Foram propostas, como guias, quatro modalidades artísticas, quais sejam:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis