Questões sobre História da Arte no Brasil

Cresceu no Brasil, durante o século XIX, o chamado Teatro de Revista. Assinale a opção cujo trecho citado remete a esse gênero teatral.
  • A. “É a classificação que se dá a certo gênero de peça, em que o autor critica os costumes de um país ou de uma localidade, ou então faz passar à vista do espectador todos os principais acontecimentos do ano findo: revoluções, grandes inventos, modas, acontecimentos artísticos ou literários, espetáculos, crimes, desgraças, divertimentos, etc.” (Sousa de Bastos: Dicionário do Teatro Português)
  • B. “ [...] é um sistema reflexivo e instrumental para o trabalho de criação e de apresentação de espetáculos teatrais. Esse método [...], desenvolvido pelo diretor e pensador brasileiro Augusto Boal [...], foi sendo construído no decorrer de cerca de trinta anos de trabalho do autor com grupos, coletivos e artistas do mundo inteiro.” (Ingrid Dormien Koudela: Léxico de Pedagogia do Teatro)
  • C. “Esses dramas supostamente históricos, nos quais a história só entrava como pretexto, passavam-se como regra na Europa; englobavam na mesma trama passado e presente, um repercutindo sobre o outro.” (Décio de Almeida Prado: História Concisa do Teatro Brasileiro)
  • D. Esse tipo de teatro “além de deslocar-se pelos espaços públicos, aproximando-se das populações apartadas do acesso aos bens simbólicos – ao ressignificar o locus indistinto da rua e o próprio tempo –, interfere na paisagem histórico-social”. (Ingrid Dormien Koudela: Léxico de Pedagogia do Teatro)
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Foi criada em 1948, no Rio de Janeiro, por iniciativa do artista pernambucano Augusto Rodrigues, da artista gaúcha Lúcia Alencastro Valentim e da escultora norte-americana Margareth Spencer, uma escola para formação em artes, que coloca o foco nas distintas expressões artísticas: dança, pintura, teatro, desenho, poesia etc. Atuando plenamente até os dias atuais, essa escola, de fundamental importância para o processo de formação em artes no Brasil, é denominada
  • A. Escola de Arte Nacional.
  • B. Escolinha de Arte do Brasil.
  • C. Espaço de Arte do Brasil.
  • D. Escola de Cultura do Brasil.
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No Ceará, nos séculos XVII e XIX, havia Irmandades de Nossa Senhora do Rosário em Aracati, Icó e Fortaleza. Durante as festas dessas irmandades, os negros escravizados tinham certa liberdade, pois eram as figuras principais do cortejo, apresentando-se como o Rei, a Rainha, o mestre de cerimônia e os mestres de campo. A tradição da expressão cultural do Ceará oriunda dessas festas das irmandades é denominada
  • A. dança do coco.
  • B. movimento cabaçal.
  • C. maracatu.
  • D. pau da bandeira.
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Atente para o que as pesquisadoras Ilse Scherer-Warren Lígia e Helena Hahn Lüchmann afirmam no seguinte excerto: “A emergência de novas articulações entre Estado e sociedade, principalmente a partir da Constituição de 1988, deslocou grande parte das energias participativas para o interior dos novos espaços institucionais que, a exemplo dos Conselhos Gestores e dos Orçamentos Participativos – OP –, resultaram, em grande medida, das lutas e reivindicações pela democratização do Estado”.

 Fonte: Ilse Scherer-Warren; Lígia Helena Hahn Lüchmann. Situando o debate sobre movimentos sociais e sociedade civil no Brasil – Introdução. Política & Sociedade, n. 05, 2004.

Considerando o excerto acima, assinale a afirmação verdadeira.

  • A. Os anos 1980, marcados pelo período da redemocratização, vivenciaram novas articulações entre Estado e sociedade.
  • B. A Constituição de 1988 institucionalizou os modelos de participação social que existiam desde os anos 1970, como o Orçamento Participativo.
  • C. Os deputados de 1988 se anteciparam à sociedade brasileira e criaram novos espaços institucionais de participação popular, como os Conselhos Gestores.
  • D. Os Conselhos Gestores e o Orçamento Participativo são novos espaços institucionais criados pela Constituição Cidadã de 1988.
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Tarsila do Amaral, em 1926, se entusiasmou com o Movimento Antropofágico, que passou, a partir de 1928, a caracterizar sua obra, ocasião em que pintou seu famoso quadro Abaporu. Nessa fase seu trabalho resulta da influência do surrealismo, que é possível identificar claramente na obra
  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.
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A segunda geração da Bossa Nova tinha como principais nomes Chico Buarque, Geraldo Vandré e Edu Lobo, que conquistaram o primeiro lugar nos festivais e projetaram suas canções para a massa telespectadora. Outros artistas também produziam suas obras nesse período, utilizando como tema a arte de

  • A. ruptura.
  • B. ruptura.
  • C. protesto.
  • D. politica.
  • E. poder.
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Em relação à arte atual e ao trabalho de Tunga, o texto nos traz a confirmação sobre a

  • A. capacidade que cada artista tem para desenvolver sua arte, sendo ela única ou em sua multipli-cidade.
  • B. junção de vários conhecimentos de que os artistas contemporâneos necessitam para concreti-zarem suas criações.
  • C. necessidade técnica de terceirização do objeto artístico, sem orientação passo a passo em seu desenvolvimento.
  • D. praticidade a que o artista pode chegar, quando se tem assistentes que dominam vários conhe-cimentos.
  • E. representação de objetos que estão ligados ao conhecimento, reforçando sua função histórica.
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Nesse trecho, a descrição da atuação social do grupo Olodum relaciona identidades culturais com políticas afirmativas.

Essa afirmação é:

  • A. correta, porque a valorização de uma tradição cultural étnica brasileira permite usar sua musicalidade para debater a discriminação de determinados grupos humanos;
  • B. correta, desde que se considere o uso das expressões corporais afros como meio para afirmar a superioridade cultural dos afrodescendentes;
  • C. correta, quando se considera o uso estratégico de sua expressão rítmico-percussiva a serviço do mercado fonográfico;
  • D. incorreta, porque a eliminação do racismo é pré-condição para uma afirmação cultural identitária das populações afro-brasileiras;
  • E. incorreta, quando se associa a luta pelos direitos civis e humanos e a responsabilidade social com o entretenimento cultural.
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A opção que descreve corretamente a renovação no cinema brasileiro dos anos 1950-1960, exemplificada pelos dois filmes referidos nos cartazes, é:

  • A. trata-se de filmes associados a um "cinema autoral", com produções de baixo orçamento;
  • B. são exemplos de produções cinematográficas que tematizam aspectos da cultura popular;
  • C. empregam atores não profissionais para dar vida ao caipira ingênuo e ao simples homem do campo;
  • D. usam a linguagem cinematográfica para abordar questões políticas e fazer denúncia social;
  • E. trazem mudanças estéticas, como o uso de longas sequências, para registrar a realidade como se apresentava.
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A respeito das representações artísticas da paisagem urbana de Salvador, é correto afirmar que:

  • A. a obra I privilegia os monumentos arquitetônicos representativos da elite tradicional de Salvador;
  • B. a obra II representa de forma sombria o panorama urbano, em consonância com a cultura visual do romantismo;
  • C. as obras I e II destacam a religiosidade e os costumes do cotidiano soteropolitano;
  • D. a obra I produz uma síntese poética e geometrizada do cenário citadino avistado pelo mar;
  • E. as obras I e II foram elaboradas para públicos segmentados, em sintonia com os ideais do industrialismo.
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