Questões sobre História da Arte no Brasil

A comédia “Acabaram-se os otários” (1929), dirigida por Luiz de Barros, se tornou um sucesso, por trazer grande inovação para o cinema brasileiro. O filme “Acabaram-se os otários” inovou o cinema brasileiro por ser o primeiro filme
  • A. falado do Brasil.
  • B. a utilizar luz natural.
  • C. a contratar atores imigrantes.
  • D. a tratar de questões políticas em seu enredo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“Livro do médico Dráuzio Varela que traz relatos de suas experiências em uma das maiores prisões do Brasil; inspirou produção de filme brasileiro em 2003.” O filme que conta a dura realidade dos presídios brasileiros é:
  • A. “Carandiru”, de Hector Babenco.
  • B. “Madame Satã”, de Karim Aïnouz.
  • C. “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund.
  • D. “O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas”, de Paulo Caldas e Marcelo Luna.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“Maior concentração de sítios arqueológicos do continente americano, além de conter a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo. Os artefatos encontrados no local apresentam vestígios de ter mais de 50 mil anos de idade.” O trecho refere-se ao:
  • A. Parque Nacional do Solstício em Calçoene - Amapá.
  • B. Sítio Arqueológico Pedra Pintada em Pacaraima - Roraima.
  • C. Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato - Piauí.
  • D. Sítio Arqueológico Lajedo de Soledade em Apodi - Rio Grande do Norte.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“O estudo da cultura visual proposto por Fernando Hernández, em seu livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho (Hernández, 2000), também desencadeou vários estudos sobre o ensino da Arte e ainda influenciou diversos núcleos de pesquisa em universidades brasileiras.” Assinale a alternativa correta em relação à cultura visual.
  • A. É interdisciplinar e busca referências de arte, arquitetura, história, mediação cultural, psicologia e antropologia.
  • B. É baseada somente em nomes de peças, fatos e sujeitos, não estabelecendo relação com seus significados culturais.
  • C. Fundamenta-se na proposta do Discipline-Based Art Education (DBAE) – com base em quatro disciplinas: estética, história, produção e crítica.
  • D. É baseada nas chamadas Escuelas al Aire Libre estabelecidas após a Revolução Mexicana de 1910 e propunha o resgate dos valores nacionais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
A artista mineira Lygia Clark criou a série “Os Bichos”, que a consagrou como melhor escultora brasileira em 1961. Com essa série, a artista apresentou a ideia:
  • A. De artista propositora.
  • B. De arte passada como única e imóvel.
  • C. Da arte como algo pronto, somente à contemplação.
  • D. De uma obra visual, bidimensional, com um forte apelo emocional.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre o movimento CowParede, assinale a afirmativa correta.

  • A. Movimento artístico que reúne os melhores artistas franceses da atualidade, levando a arte contemporânea para diversos lugares do mundo.
  • B. Movimento surgido em 1999, na França, que tem como objetivo a democratização da arte, e a divulgação do trabalho de novos artistas, através da pintura de esculturas de animais diversos.
  • C. Movimento internacional surgido nos Estados Unidos, em 1999, onde esculturas de vacas são pintadas por instituições, sendo o destino das obras o leilão, com renda destinada às instituições participantes.
  • D. Movimento surgido em 1999, na Suíça, que tem como objetivo a democratização da arte, através de esculturas de vacas pintadas por artistas selecionados, além da responsabilidade social, através do leilão final.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Porta-bandeira ou Porta-estandarte, Dama do Paço, Calunga, Corte, Realeza, Escravo, Baianas, Caboclo de Pena, Batuqueiros, Catirinas ou Escravos são personagens da dança típica que surgiu em Pernambuco, no século XVIII, e se expandiu por todo Nordeste brasileiro. Os personagens citados fazem parte da dança folclórica denominada:
  • A. Lundu.
  • B. Marujada.
  • C. Maracatu.
  • D. Boi-de-Mamão.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atente às seguintes afirmações a respeito da arte africana ou afro-brasileira.

I. As primeiras manifestações da arte africana chegaram ao Brasil com os povos escravizados pelos portugueses durante o período colonial e imperial.

II. O conjunto de tradições culturais dos africanos que aqui aportaram no período colonial e imperial, tais como festas, danças e ritmos formaram um tipo de arte que recebe o nome de afro-brasileira.

III. A música é uma das expressões artísticas que não recebeu contribuição da arte africana, porque os negros que aqui desembarcaram, não conseguiram introduzir na cultura afro-brasileira o uso dos instrumentos musicais que são peculiares à sua música como por exemplo o berimbau, o afoxé e o agogô.

IV. O Maracatu é uma manifestação artística que se formou a partir de elementos exclusivos da arte africana.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, III e IV apenas.
  • B. I e II apenas.
  • C. II, III e IV apenas.
  • D. I, II, III e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

No que diz respeito à pintura corporal e à arte dos índios brasileiros, considere o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) As cores mais usadas para pintar o corpo são vermelho do urucum, o negro esverdeado do jenipapo, e o roxo da uva.

( ) Os primeiros registros dessa pintura datam de 1560 e no século XX ela foi objeto de estudo do antropólogo francês Lévi-Straus.

( ) Algumas pinturas possuem características geométricas, como é o caso da tradição dos povos Kadiwéu.

( ) De acordo com Lévi-Straus as pinturas corporais são todas do mesmo estilo e composição e não refletem hierarquias.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. V, V, F, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. F, V, V, F.
  • D. V, F, V, F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Atente para o que se diz a seguir sobre Luiz Assunção e o cenário musical em que desenvolveu suas obras, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Nasceu em Recife no começo do século XX e veio para Fortaleza aos 26 anos, onde desenvolveu sua obra artística.

( ) Atuou no meio artístico de Fortaleza, como pianista, compositor, maestro e carnavalesco.

( ) Dentre as suas composições mais conhecidas estão “Adeus Praia de Iracema”, “Chega de Saudade” e “Sá Mariquinha”.

( ) Compôs nos diferentes ritmos de sua época, dentre eles valsas, choros, sambas e baiões.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. F, F, V, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. V, F, V, F.
  • D. F, V, F, V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: