Questões sobre História das Artes Cênicas

A Revolução Russa tentou estabelecer um novo princípio que uniria todos os povos. “A Rússia é o rochedo que propagará a onda da Revolução Mundial”, escreveu Erwin Piscator, em 1919, em seu manifesto, endereçado aos trabalhadores de Berlim, conclamando a criação de um
  • A. Teatro Amador.
  • B. Teatro Proletário.
  • C. Teatro Absurdo.
  • D. Teatro Naturalista.
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No livro A linguagem da encenação teatral, Roubine contextualiza historicamente e analisa a encenação como arte autônoma. Acerca dos elementos da linguagem e da encenação teatral, julgue os itens a seguir. Historicamente, a partir da invenção da luz elétrica, por Thomas Edison, houve uma revolução na encenação teatral ocidental e o teatro passou a considerar a literatura dramática como somente mais um de seus elementos.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Considerando as ideias do texto precedente, assinale a opção correta, acerca de aspectos relacionados ao teatro colaborativo.

  • A. O teatro colaborativo cria relações de horizontalidade entre os criadores, daí a sua importância para a pedagogia do teatro.
  • B. O processo colaborativo segue estritamente as ideias do diretor, que é o responsável pela organização de todo o processo teatral.
  • C. A participação do público no teatro colaborativo é minoritária.
  • D. O teatro colaborativo é contraindicado para o ensino do teatro, porque trabalha exclusivamente com textos prontos.
  • E. O processo colaborativo é empregado na pedagogia do teatro desde o Renascimento.
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Viola Spolin desenvolveu uma metodologia de jogos teatrais que influenciou profundamente a pedagogia do teatro e hoje são várias as vertentes de teatro que se utilizam do seu método para colocar em movimento o potencial criativo dos jogadores. A respeito da metodologia de jogos teatrais de Viola Spolin, assinale a opção correta.
  • A. O foco é o objetivo do jogo nessa metodologia.
  • B. A figura de um orientador, seja professor, seja facilitador, é dispensável nos jogos dessa metodologia.
  • C. O jogo teatral nessa metodologia desenvolve a espontaneidade e possibilita a desautomatização.
  • D. Os jogos teatrais de Viola Spolin são direcionados exclusivamente para atores em preparação para encenação.
  • E. Os jogos teatrais desenvolvidos por Viola Spolin devem ser praticados livremente, sem regras.
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No que se refere à história do teatro, assinale a opção correta.
  • A. A commedia dell’arte era formada por companhias mambembes cujos personagens-tipo eram identificados por máscaras.
  • B. Os recursos da técnica de claro e escuro na maquiagem foram uma opção da estética dos impressionistas, que pretendiam obter contrastes dos quais resultassem efeitos fantasmagóricos.
  • C. Quanto à maquiagem, o teatro contemporâneo não se renova substancialmente, utilizando-se ainda das conquistas austeras sistematizadas pelo ilusionismo do século XIX.
  • D. O chamado teatro pobre de Grotowski suprimiu cenários, figurinos, acessórios e figurantes para ressaltar somente a expressividade dos efeitos da iluminação.
  • E. Na comédia grega, a máscara atenuava os elementos da paródia, evitando que elementos grotescos se integrassem à crítica dos costumes.
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Com relação à história do teatro, assinale a opção correta.
  • A. As formas teatrais mundiais seculares, em todas as suas multiplicidades, são originárias da Grécia clássica.
  • B. As pantomimas de caça dos povos ditos primitivos não são consideradas formas teatrais.
  • C. A história do teatro refere-se somente às categorias dramáticas.
  • D. As manifestações cênicas do Egito e do antigo Oriente não se incluem na história do teatro.
  • E. O teatro grego pode ser considerado a origem do teatro no continente europeu.
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A respeito do teatro na Idade Média, assinale a opção correta.
  • A. O drama litúrgico medieval não se distingue da liturgia cristã.
  • B. Nesse período, prevaleceram os dramas litúrgicos escritos em latim.
  • C. Os precursores dos dramas litúrgicos eram pessoas leigas.
  • D. O drama litúrgico reflete as propostas da arte poética aristotélica.
  • E. O drama litúrgico visava principalmente discutir a relação entre as leis divinas e as leis dos burgos.
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Sobre Eugênio Barba, seus procedimentos e pensamento, considere as afirmações a seguir.

I) É diretor do “Odin Teatret”, fundador da ISTA (International School of Theatre Anthropology), autor de “A Arte Secreta do Ator” e “Canoa de Papel” e criador da Antropologia Teatral.

II) Acredita que a partiturização e as sequências fixas de movimento são um caminho para novas descobertas.

III) Acredita que o ator não deve dedicar-se à técnica, pois esta acaba com a espontaneidade.

IV) Postula que o ator precisa dilatar o seu corpo para estar em cena.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
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Sobre o Teatro no Período Renascentista considere as seguintes afirmações.

I) No contexto de consolidação das nações e luta pela sua autonomia em relação à igreja, a dramaturgia volta-se para as conquistas estatais.

II) A ideia de hibris (excesso) e catarse (purificação através do sofrimento) de Aristóteles são utilizadas para justificar a presença do horror na encenação de fatos históricos.

III) Os atores passam a ter que se adaptar às regras da perspectiva e harmonia.

IV) Perde-se o interesse pelo elemento visual da cena.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
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Sobre a consolidação do Teatro enquanto uma poética autônoma em relação à literatura dramática e as diversas contribuições, pode-se dizer que:

I) Coupeau, Jouvet, Pitöeff, Dullin, Baty e Vilar foram designados de “zeladores do texto”, pois o tinham como lugar de uma verdade a ser revelada, que encenação não poderia ofuscar. Ainda assim, atuaram na direção da renovação da arte da representação, quando propuseram o “palco nu” para o texto “respirar”;

II) Tadeusz Kantor retoma o conceito de Supermarionete de Gordon Craig, desenvolvendo-o em favor de suas ideias sobre o que chamou “Teatro da Morte”;

III) Barthes nos anos 60 defende que o texto é polissêmico (permite múltiplas interpretações e não a representação de uma verdade), fornecendo apoio teórico para a experimentação da multiplicidade de formas cênicas e para o procedimento que se nomeou “desconstrução” do texto dramático;

IV) No percurso de consolidação da poética teatral durante o Século XX, prevaleceu a ideia de que o texto dramático precisa ser compreendido para ser encenado.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
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