Questões de Artes da UECE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes da UECE

À medida que a técnica e depois a tecnologia invadiram os meios de produção, provocaram o surgimento de novas formas artísticas nas quais foi ultrapassada a rígida separação entre obras de arte e objetos produzidos com a interferência de máquinas. A fotografia e o cinema são os primeiros exemplos desse fato.

Atualmente vivemos em um tempo no qual, praticamente, todas as pessoas são “alfabetizadas audiovisualmente”, pois vivem imersas em um mundo de imagens, sobretudo as habitantes das cidades, onde a linguagem audiovisual é familiar, corriqueira e comum. Atente às seguintes afirmações sobre a arte nesse novo tempo:

I. As obras de Arte deixam de ser resultados exclusivos das “mãos do artista”.

II. O “artista-fotógrafo” já não precisa pintar, mas sim operar a máquina.

III. Arquivos de imagem podem ser manipulados no computador.

IV. A obra de arte passou a ser também produzida em série e dirigida ao mercado.

Está correto somente o que se afirma em

Ensino e aprendizagem de arte não é mera proposição de atividades sem fundamentos, ao aluno bem como a instituição de ensino deve se fazer entender que a disciplina tem objetivos específicos e os conteúdos “sempre se ligam a determinado espaço cultural, tempo histórico e a condições particulares que envolvem aspectos sociais, ambientais, econômicos, culturais, etários.” (BRASIL, 1997, p.49). O professor é o mediador entre as partes: instituição/aluno – disseminação do conhecimento. Os três eixos norteadores produzir, apreciar e contextualizar, são definidos nesta articulação individualizados, porém interligados no contexto. Considerando esses três eixos, numere os parênteses abaixo, de acordo com a seguinte indicação:

1. Produzir

2. Apreciar

3. Contextualizar

( ) Percepção, decodificação, interpretação, fruição de arte e do universo a ela relacionado. Refere-se à análise da produção artística individual e do outro, interpretando segundo seus conhecimentos preconcebidos, “a produção histórico-social em sua diversidade, a identificação de qualidades estéticas e significados artísticos no cotidiano, nas mídias, na indústria cultural, nas práticas populares, no meio ambiente”. (BRASIL, 1997, p.50)

( ) A seleção dos conteúdos é baseada em critérios que visam despertar a curiosidade estimulando o conhecimento da própria cultura, e a descoberta da cultura do outro em diferentes épocas. Segundo os PCN’s. (BRASIL, 1997, p.51)

( ) São as experiências que o aluno tem na prática nas atividades propostas (como expressão, construção, representação), observando a temática a que está relacionada. É o processo de criação que se realiza por intermédio de experimentações (técnicas, materiais, substratos) e também do uso das diversidades de linguagens artísticas. (BRASIL, 1997, p.50)

A sequência correta, de cima para baixo é:

Buscando a compreensão sobre o trabalho de arte ao longo do contexto histórico tem-se, na pedagogia tradicional, o entendimento de que o ensino de arte era hierarquizado em seus conteúdos e em relação ao seu público. A arte era estudada nas academias de belas artes e em conservatórios de música. Considerando o estudo da arte e suas características nesse contexto, relacione corretamente as colunas a seguir, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo é:

O ensino de arte no período da Escola Nova teve como tendência teórico-metodológica, o ensino centrado no aluno, sendo a arte utilizada para a liberação emocional, o desenvolvimento da criatividade e do espírito experimental na livre solução de problemas. Considerando essa proposição, é correto afirmar que

A defesa pelo conhecimento histórico da Arte denota preocupação constante nas proposições da arte-educadora Ana Mae Barbosa, de promover o sentido de pertencimento a uma história, a uma cultura, a uma comunidade, possibilitando a significação e a reflexão. Para o arte-educador não importa não só o “fazer artístico”, mas também dar informações para torná-lo apto a uma crítica individual e cultural. Pertence a essa discussão teórica a ideia de

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis