Questões de Artes da IFB

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Listagem de Questões de Artes da IFB

O historiador Walter Zanine, ao analisar o período de transição nas artes plásticas brasileiras, entre o academismo e as ideias liberais do modernismo, identificou na produção do desenho de caricatura um importante papel de irreverência. Sobre esse assunto, analise as sentenças abaixo:

I) A liberdade de improvisação e a constante aculturação europeia sofrida nas artes plásticas brasileiras proporcionaram uma mudança no traço convencional do desenho de caricatura, aproximando-o da regularidade e da simetria na estilização das formas.

II) A arte da caricatura foi aprimorada nas primeiras décadas do séc. XX, alcançando maior requinte. De silhuetas curvas e suaves, o desenho trouxe a marca do dinamismo, registrando de forma elegante o período de transição da arte.

III) A tipologia feminina se expande na moda, nas revistas ilustradas e atinge o desenho, como expressão da belle époque brasileira. A caricatura acompanha essa expansão, sendo destaque a figura feminina da Melindrosa. Com desenho de traço estilizado, esta apresenta forte influência das soluções formais inspiradas em Gustav Klimt.

IV) A tradição da caricatura oitocentista no Brasil é marcada pela contribuição de Ângelo Agostini. Sua produção, considerada polêmica e imprópria aos olhos do segundo reinado, foi carregada de crítica e belos achados de humor. Apresentando forte apelo político, as imagens exibiam ideias antiescravistas e republicanas, que eram constantemente perseguidas pelo governo imperial.

V) Situada em um terreno pouco abordado pela pintura acadêmica, nas duas primeiras décadas do século XX, a caricatura brasileira ganhou liberdade e se afastou de temas políticos, passando à predominância da representação de costumes, quase sempre retratando o tipo carioca, em periódicos como “O tico-tico”, “A careta”, “Fon-fon” e a “Revista da semana”, que contribuíram para manter viva essa arte.

Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças INCORRETAS.

O trabalho de Saul Bass como designer dos cartazes dos filmes de Alfred Hitchcock dialoga com a obra de qual artista plástico?

Com relação à pintura indígena, gênero elaborado que se aplica a várias superfícies, mas cuja preferência é o corpo humano, que constitui de fato a tela onde os índios mais pintam, o pesquisador Walter Zanine destaca a produção de pigmentos distintos, o uso da geometrização na produção dos desenhos e a autoria. Analise as alternativas abaixo:

I) Os pigmentos, cultivados ou nativos, utilizados nas pinturas corporais indígenas, são manipulados de forma complexa para alcançar maior durabilidade. Isso pode ser visto na produção do vermelho vívido, extraído da tintura das sementes maduras e frescas do urucum, usadas habitualmente com uma base de óleo vegetal que realça o brilho, garante a durabilidade e facilita sua aplicação.

II) Para alcançar o tom preto esverdeado, característico da pintura indígena, utiliza-se o sumo do fruto verdoso do jenipapo, colhido no ponto de semi-maturação, aplicado ao vivo sobre a pele. Na busca de garantir uma cor mais forte, observa-se a utilização de fuligem na produção da tinta.

III) Os desenhos corporais de padrão abstrato, conhecidos mundialmente e que imprimem a marca étnica da tribo dos Kadiwéu, localizada na região do Mato Grosso do Sul, caracteriza-se como uma arte feminina, realizada pelas mulheres da tribo. Porém, constata-se que, no passado, alguns homens conseguiam uma mestria na produção dos traços. Esses eram identificados como os kudinas, homens que assumiam a condição de mulheres, vestindo-se, sentando-se e casando com homens da tribo, e até concorrendo mensalmente à reclusão das menstruadas, para participar das ações sociais destinadas às mulheres da aldeia.

IV) Ao observar que alguns produtos utilizados na produção de pigmentos impregnavam tão fortemente as células da epiderme, permanecendo indeléveis por semanas, algumas tribos brasileiras adotaram o uso da tatuagem. Assemelhando-se às tribos africanas e do pacífico, as tatuagens indígenas brasileiras adotam desenhos de tramas elaboradas, a exemplo dos Karajás, que levam no zigoma a pintura corporal tatuada, identificada como sua marca de gente, elemento inconfundível e identificador da tribo.

V) A tribo dos Timbira, para facilitar o processo de pintura corporal com maestria, aprimorou sua técnica na utilização de instrumentos de referência, como os carimbos de placas fixa ou de rolo, com os quais lavram primorosamente a linha sobre o corpo.

Assinale a alternativa CORRETA:

A arte indígena brasileira, de acordo com o historiador e crítico de arte Walter Zanine, por apresentar uma enorme variedade de características estéticas baseadas em múltiplas técnicas e centradas em diferentes interesses, integra um complexo grupo de pesquisa artística que não se esgota em seu acervo. Ao analisar as famosas peças de Licocós, produzidas pelos índios Karajás, Zanine observa que as mesmas passaram por transformações ao longo do processo evolutivo e civilizatório do índio brasileiro. Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que:

Alguns movimentos modernistas como o cubismo, o dadaísmo e a performance futurista já haviam começado a desafiar o “Duopólio” da pintura e escultura. E a partir dos anos 70, não era possível pensar nas obras de arte como pertencentes a uma das duas categorias: pintura e escultura. Diante disso, leia as afirmativas abaixo:

I) A Op Art surgiu e foi reconhecida como movimento na Inglaterra, em 1962, com o artista James Rosenquist.

II) A Pop Art foi um fenômeno norte-americano. Os artistas desse movimento eram provenientes das grandes cidades americanas.

III) A arte conceitual propunha que as imagens podiam ser lidas. Um representante desse movimento foi Magritte.

IV) Arte Povera foi uma expressão criada pelo crítico italiano Germano Celant, em 1969, para descrever o trabalho de seus patrícios.

V) Todos os movimentos da arte contemporânea têm suas raízes no abismo e nas várias ramificações da OP Art.

Assinale alternativa que contém somente as afirmações CORRETAS:

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