Questões de Artes da IFB

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Listagem de Questões de Artes da IFB

Relacione corretamente os artistas apresentados na primeira coluna com os movimentos artísticos correspondentes, os quais são apresentados na segunda coluna.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA com relação à segunda coluna.

Elizeu introduziu no Brasil as conquistas do impressionismo. Vários outros pintores seguiram abrindo caminho para a compreensão das correntes modernas europeias. Leia as afirmativas abaixo:

I) O quadro “nove notas”, pintado para o saguão do auditório da escola nacional de música de Antônio Parreiras, foi o único que destoava do conjunto dos pintores modernos do início do séc. XX.

II) Tarsila do Amaral construiu uma nova visão na pintura brasileira, com um colorido agressivo e abordando várias temáticas.

III) Na arte de Di Cavalcante, as cores são condicionadas pelo sensualismo das formas.

IV) Guignard e Diego Rivera marcam uma fase importante da pintura brasileira com o uso das cores veladas, com conteúdo poético de clima psicodélico.

V) Cândido Portinari realiza em suas obras a síntese de vários caminhos da evolução brasileira na aplicação da cor, em que contrastes francos e a crepitação cromática atingem os mais altos níveis de mestria.

A alternativa que apresenta somente afirmativas CORRETAS é:

De acordo com o depoimento do artista brasileiro Hélio Oiticica sobre o esquema geral da Nova Objetividade, originalmente publicado no catálogo da mostra “Nova Objetividade Brasileira”, em 1967, para a produção da arte atual, era preciso que a obra obedecesse a alguns critérios em sua formação (FERREIRA, 2006). Analisando os critérios abaixo, assinale aquele que NÃO corresponde ao proposto pela Nova Objetividade:

O artista português Artur Alípio Barrio, em 1969, inicia no Brasil uma produção de arte denominada Situações, em que expõe trabalhos efêmeros e provocativos em uma relação direta entre arte e vida. Sua produção se evidencia com o lançamento de seu Manifesto, o qual é aberto com o texto inaugural:

No livro “Escritos de Artistas Anos 60/70”, organizado por Glória Ferreira, é possível verificar que o manifesto do artista, tem por base:

Hal Foster, ao analisar as obras de Andy Warhol, defende que “repetição em Warhol não é reprodução no sentido da representação (de um referente) ou simulação (de uma pura imagem, um significante desprendido). Antes, a repetição serve para proteger do real. Mas exatamente essa necessidade também aponta para o real, e nesse ponto o real rompe o anteparo proveniente da repetição”. Essa ruptura se dá entre a percepção e a consciência, entre o sujeito e o mundo, entre o dentro e o fora da obra. Associado ao pensamento do psicanalista francês Lacan, Hal Foster considera que essa ruptura expõe:

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