Questões de Artes da FCC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes da FCC

#Questão 559048 - Artes, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

O cartunista Adão Iturrusgarai neste quadrinho da Aline, faz referência a obra A Fonte de 1917, o mais significativo e chocante ready-made de

#Questão 559049 - Artes, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Segundo Prevost, citado por Lúcia Santaella, Brecht adota de todas as culturas, de preferência as culturas dominadas, reprimidas – não apenas de Roma, do Japão e da China, das tradições populares, mas ainda das tradições eruditas, da Bíblia e do romance policial. Se as técnicas, meios e processos não são neutros, Brecht pensa que podem ser neutralizados para, reutilizados num contexto diferente, serem investidos de significações novas. Naturalmente que esta reutilização exige uma manipulação rigorosa; as técnicas subtraídas do seu contexto original devem ser cuidadosamente desmontadas e reconstituídas e é precisamente esta operação, no sentido etimológico do termo, que merece o estudo mais paciente e pormenorizado. É essa, porém, uma das lições mais interessantes de Brecht…

Quando se utilizam obras de Picasso, Van Gogh, Monet, Tarsila e Portinari para releituras, pode-se dizer que

#Questão 559050 - Artes, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

As formas como os leitores se aproximam da obra de arte têm sido alvo de pesquisas de poucos estudiosos, embora a percepção do desenvolvimento estético possa dar ao professor ferramentas para melhor interagir com seus alunos na busca da aprendizagem em arte. Dentre estes estudos, encontra-se uma pesquisa que afirma os seguintes estágios sequenciais: descritivo/narrativo, construtivo, classificativo, interpretativo e re-criativo. A autoria desta pesquisa é de:

#Questão 559051 - Artes, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

Utilizar a arte para a reconstrução da biografia não implica,precisamente, o propósito ou a intenção de extrair a biografia das obras, coisa impossível e absurda, mas significa iluminar a biografia com as obras, o que não só é possível, mas é também oportuno e desejável.

Este pensamento de Pareyson enfatiza que:

#Questão 559052 - Artes, Geral, FCC, 2004, SME/SP, Professor Adjunto de Ensino Fundamental

A Semiótica, ou a ciência dos signos, considera todos os fenômenos culturais como fenômenos de comunicação e como processo de significação que requerem uma interpretação por parte do destinatário.

Pode-se afirmar que:

I. A arte é uma linguagem com códigos específicos.

II. A arte é linguagem somente quando o objeto artístico possui qualidades estéticas que geram a comunicação com o público.

III. O processo comunicativo da arte se dá a partir das ressonâncias do efeito estético no espectador apenas quando conjugado com as analogias construídas.

É correto APENAS

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis