Questões sobre Geral

Sobre as características das cores, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa.

A sequência correta é

  • A. F ‒ V ‒ V ‒ V.
  • B. F ‒ V ‒ F ‒ V.
  • C. V ‒ V ‒ F ‒ F.
  • D. V ‒ F ‒ V ‒ V.
  • E. F ‒ F ‒ V ‒ F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Com relação aos conhecimentos de produção gráfica e preparação para impressão, associe os conceitos apresentados na coluna à esquerda às definições destacadas na coluna à direita.

A sequência correta é

  • A. 4 ‒ 2 ‒ 5 ‒ 1.
  • B. 5 ‒ 2 ‒ 4 ‒ 1.
  • C. 4‒ 1 ‒ 5 ‒ 2.
  • D. 4 ‒ 1 ‒ 3 ‒ 2.
  • E. 5 ‒ 1 ‒ 3 ‒ 2.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Sobre o Teatro Épico, considere as assertivas abaixo.

I) Brecht via no homem um produto da sociedade, determinado pelas macroestruturas sociais.

II) Uma instância narradora surge no palco.

III) Não possui caráter “exposicional”.

IV) Cada cena passa a fazer parte de um “inventário de argumentos” e da “exibição mais objetiva possível de um processo interno contraditório como um todo”.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza “a linguagem da arte” como eixo norteador do ensino de Arte propicia que o aluno seja capaz de:
  • A. Construir conceitos e noções a respeito de elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma e espaço.
  • B. Explorar o fazer artístico com ênfase no processo.
  • C. Construir conhecimentos sobre conceitos e noções a respeito do processo de criação em arte.
  • D. Desenvolver métodos de investigação para a criação em arte.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O gestualismo, também chamado de “action painting”, permitiu aos artistas adeptos a observação do gesto pictórico e liberar emoções por meio do automatismo. Este movimento artístico teve como principal expoente:
  • A. Tarsila do Amaral.
  • B. Jackson Pollock.
  • C. Tristan Tzara.
  • D. Marcel Duchamp.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Observe as imagens abaixo:

Considerando a História da Arte, as obras acima representam uma rica oportunidade para que o Professor de Arte possa explorar a seguinte temática com os alunos:

  • A. Arte bizantina.
  • B. Concretismo.
  • C. Arte grega.
  • D. Abstracionismo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Uma matriz de referência curricular de Arte voltada para alunos de séries iniciais que possibilita trabalhar a “percepção visual da Arte” sinaliza a construção da seguinte capacidade no Ensino Fundamental:
  • A. Identificar modalidades expressivas bidimensionais e tridimensionais.
  • B. Analisar a poluição da água, do solo e do ar, em situações problemas.
  • C. Posicionar-se no espaço, realizando antecipações mentais a partir da análise de trajetórias e de cálculos de deslocamentos de pessoas e objetos.
  • D. Explicar a relação entre liderança e participação nos agrupamentos humanos (sociedades).
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No Ensino Fundamental, um Professor de Arte que desenvolve noções e conceitos acerca da identificação e classificação dos instrumentos musicais como cordas, sopros e percussão amplia saberes e conhecimentos de seus alunos acerca do seguinte enfoque temático:
  • A. A matéria da Arte.
  • B. Os materiais e os espaços da Arte.
  • C. As materialidades da cor.
  • D. Materiais que se transformam em música.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “culturas do Brasil” espera-se que o aluno construa um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Arte que lhe permita ser capaz de:
  • A. Conhecer e valorizar festas e lendas da cultura brasileira.
  • B. Estudar com os alunos a linguagem das histórias em quadrinhos e dos desenhos animados, investigando diversas etapas de sua criação.
  • C. Experimentar fazer HQs e animações.
  • D. Conhecer as origens da Arte e apreciar manifestações artísticas criadas há milhares de anos em diferentes locais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Para o ensino dos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Nacionais Curriculares de Arte sinalizam a compreensão do teatro como atividade que favorece a identificação com outras realidades socioculturais como conteúdo da linguagem artística Teatro na seguinte vertente:
  • A. Teatro como comunicação e produção coletiva.
  • B. Teatro como apreciação.
  • C. A história da música oriental.
  • D. Teatro como produto histórico-cultural.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: