Questões de Artes do ano 2003

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes do ano 2003

A partir de um trecho da letra, nomeie na ordem apresentada os respectivos hinos.

Possibilitar e orientar o desenvolvimento estético de crianças e jovens, objetivando o crescimento de seu poder de percepção, criação e compreensão das diferentes linguagens artísticas, requer que o professor de arte:

 I - saiba organizar e graduar os conteúdos tanto no sentido do fazer quanto no do apreciar a arte;

II - leve em conta e fique atento às características da faixa etária, aos interesses e aos saberes dos alunos;

 III - tome como modelo para seus alunos os padrões estéticos da arte erudita;

IV - preocupe-se em tornar a arte sempre presente na sala de aula.

Pode-se dizer que está correto o que se afirma:

Durante certo período do século XX, o currículo escolar de arte no Brasil compunha-se, em geral, das seguintes matérias: Desenho, Música, Canto Orfeônico e Trabalhos Manuais. Esta tendência do ensino escolar de arte caracterizava-se por:

Leia o texto abaixo. "Estava muito preocupado em liberar a criança através do desenho, da pintura. Comecei a ver que o problema não era esse, era um problema muito maior, era ver a criança no seu aspecto global, a criança e a relação professor-aluno, a observação do comportamento delas, o estímulo e os meios para que elas pudessem, através das atividades, terem um comportamento mais criativo, mais harmonioso. (...) Deveríamos ter um comportamento aberto, livre com a criança; uma relação em que a comunicação existisse através do fazer e não do que pudéssemos dar como tarefa ou como ensinamento(...)." (Augusto Rodrigues). Este texto traduz uma concepção e ensino de arte que caracteriza:

Em relação à arte, no ensino fundamental, a atual legislação educacional brasileira:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis