Listagem de Questões de Artes
Com relação às tendências pedagógicas do ensino de Arte, assinale a alternativa onde são indicadas algumas características da Pedagogia Tecnicista.
História da arte e apreciação artística evidenciada.
Leitura estético-crítica de imagens e técnicas artísticas.
Produção artística reduzida aos aspectos técnicos e uso do material.
Contextualização histórico-crítica dos conteúdos.
A arte e seu ensino na contemporaneidade busca ser crítica e conectada com a cultura, enfatizando o compromisso com a diversidade cultural que dá atenção à diversidade de códigos em função de etnias, gênero, classe social, religiões, etc.
Para Ivone Richter (In Barbosa, 2002), o termo mais adequado a um ensino-aprendizagem em arte que se propõe estabelecer a inter-relação entre os códigos culturais de diferentes grupos culturais é:
Hibridismo.
Mediação Cultural
Multiculturalidade.
Pluralidade Cultural.
Interculturalidade.
Amanda Tojal (2007) foi pioneira no Brasil em sua abordagem na formação de públicos cegos para o museu. Com ela aprendemos que, na impossibilidade de um aluno visualizar imagens nas aulas de artes visuais, podemos recorrer:
ao toque em imagens bidimensionais.
apenas ao fazer artístico e à contextualização da obra.
às potencialidades sonoras, visuais e gestuais do objeto artístico.
ao toque direto em objetos tridimensionais e ao toque em objetos pedagógicos, como imagens de obras reproduzidas em diferentes relevos e texturas.
à possibilidade de desenvolver narrativas que descrevam precisamente as formas e os conteúdos da imagem.
Com relação à Abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa na década de 1980, é correto afirmar:
é um método a ser aplicado através de eixos hierárquicos lineares.
é uma metodologia que se limita a si mesma, não se abrindo a outras teorias.
a partir de seus três eixos, fazer, ler e contextualizar, é possível pensar uma atuação significativa no ensino de Arte.
serve para quem quer um manual de caráter prescritivo.
no eixo da leitura é possível aprender a produzir um trabalho artístico.
Assinale a alternativa que corresponde à definição de educação especial apresentada na Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina, considerando os efeitos da Lei Complementar no 170 de 1998.
Educação especializada voltada para o atendimento de um público especial.
Processo interativo de educação escolar que visa à prevenção, ao ensino, à reabilitação e à integração social de educandos portadores de necessidades especiais, mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.
Educação escolar pública voltada estritamente para as pessoas que têm impedimento de natureza física e intelectual
Processo pedagógico que visa o ensino e a integração social de educandos portadores de necessidades especiais, mediante a utilização de materiais pedagógicos e tecnológicos em geral.
Educação escolar pública efetivada mediante a garantia de educadores especializados visando a formação de um cidadão integral.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}