Questões sobre Conceitos Fundamentais

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Listagem de Questões sobre Conceitos Fundamentais

 É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. Órgãos e entidades devem definir uma política de gestão arquivística de documentos que tenha por objetivo produzir, manter e preservar documentos confiáveis, autênticos, acessíveis e compreensíveis, de maneira a apoiar suas funções e atividades. A cada uma das características do documento arquivístico, corresponde um novo conjunto de exigências a serem cumpridas pelo programa de gestão, conforme especificado a seguir:
I.Relação orgânica. II.Unicidade. III.Confiabilidade. IV.Autenticidade. V.Acessibilidade.
Analise os conceitos e faça a correlação de acordo com as características apresentadas.
(__)Um documento arquivístico tem a capacidade de sustentar o fato que atesta. Está relacionada ao momento em que o documento é produzido e à veracidade do seu conteúdo.
(__)O documento arquivístico é único no conjunto documental ao qual pertence. Podem existir cópias em um ou mais grupos de documentos, mas cada cópia é única em seu lugar.
(__)Um documento arquivístico é aquele que pode ser localizado, recuperado, apresentado e interpretado.
(__)O documento arquivístico se caracteriza pelas relações que mantém com os demais documentos do órgão ou entidade e que refletem suas funções e atividades. Os documentos arquivísticos estão ligados uns aos outros por um elo que se materializa por meio do registro.
(__)Um documento arquivístico é o que diz ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção.
Após análise, marque a opção CORRETA: 

As organizações desenvolvem diversas atividades de acordo com as suas atribuições e consequentemente diversos documentos que refletem essas atividades. Um documento que é classificado de acordo com sua espécie, significa que:

Especialistas definem relatório como sendo uma exposição verbal ou escrita, circunstanciada relativa a um assunto ou fato. A estrutura de um relatório deve conter:


I. preâmbulo, identificação do requerente.

II. título, autor e destinatário.

III. introdução, desenvolvimento e conclusão.

IV. narrativas detalhadas de fatos.


Estão CORRETAS apenas:

#Questão 965513 - Arquivologia, Conceitos Fundamentais, INSTITUTO AOCP, 2022, PC-GO, Papiloscopista Policial da 3ª Classe

Qual corrente arquivística propõe a transformação da Arquivologia em uma disciplina científica que se preocupa com o tratamento global das informações, desde a criação até o destino final dos documentos?

Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do tipo de comunicação interna e externa escrita que as autoridades estabelecem entre si, com instituições públicas e privadas, e com particulares, em caráter oficial. 

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