Questões sobre Conceitos Fundamentais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Conceitos Fundamentais

O princípio da arquivologia que demonstra a relação orgânica entre o documento de arquivo e a entidade que o acumulou, refletindo as funções, atividades e estrutura da instituição é o:

As diferentes tradições jurídicas e administrativas dos países tiveram e ainda têm substancial influência nos modelos teóricos metodológicos da Arquivologia, o que, para Jardim (2015), caracteriza que o conhecimento arquivístico não se desenvolve como um projeto universalizante, mas, sobretudo, como um conjunto de respostas ao Estado nacional emergente. Nesse sentido, o conceito de uma Arquivologia Integrada, em que o ciclo vital dos documentos é compreendido como um processo a ser gerenciado de forma global pelo arquivista, surge na tradição da arquivologia

Com o avanço das tecnologias da informação e o seu impacto na produção dos documentos arquivísticos, a garantia e manutenção de autenticidade é um dos principais desafios para os arquivistas da contemporaneidade. Com base no assunto, relacione os conceitos apresentados abaixo ao termo referente a cada um deles.

I. Credibilidade de um documento enquanto documento, isto é, a qualidade de um documento ser o que diz ser e que está livre de adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção.
II. Declaração de que um documento original é autêntico – ou que uma cópia reproduz fielmente o original – feita por uma pessoa jurídica com autoridade para tal (servidor público, notário, autoridade certificadora) num determinado momento, por meio da adição de elementos ou afirmações.
III. Documento que é o que diz ser e está livre de alteração ou corrupção, ou seja, que teve sua identidade e integridade mantidas ao longo do tempo.
IV. Inferência da autenticidade de um documento arquivístico feita a partir de fatos conhecidos sobre a maneira como aquele documento foi produzido e mantido. A sequência correta é

Segundo Belloto (2006), a diplomática ocupa-se da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e/ou notarial. Trata, portanto, dos documentos que, emanados das autoridades supremas, delegadas ou legitimadoras (como é o caso dos notários), são submetidos, para efeito de validade, à sistematização imposta pelo direito. As bases teóricas da diplomática têm contribuído amplamente para a arquivologia, especialmente, no que se refere ao estudo dos tipos documentais. Apesar das aproximações teóricas entre as áreas, cada uma delas possui preceitos que delineiam a análise tipológica dos documentos. Sobre o assunto, é correto afirmar:

#Questão 1120453 - Arquivologia, Conceitos Fundamentais, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Assistente Industrial e de Gestão Corporativa – Arquivo

De acordo com Heloísa Liberalli Bellotto (2015), “[...] com sua capacidade de averiguação da autenticidade dos documentos por meio do reconhecimento abalizado dos caracteres internos, intermediários e externos que os caracterizam e identificam, fornece os elementos que sustentam a teoria arquivística em seus princípios básicos: o da proveniência; o da organicidade; o da unicidade e o da indivisibilidade/integridade.”
Assinale, a seguir, a qual disciplina a afirmativa se refere. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis