Listagem de Questões sobre Geral
O Decreto-lei n.° 25, de 30 de novembro de 1937, estabelece, em seu artigo 1.º, a definição do que constitui o patrimônio histórico e artístico nacional. O segundo parágrafo do artigo acrescenta: “equiparam-se aos bens a que se refere o presente artigo e são também sujeitos a tombamento os monumentos naturais, bem como os sítios e paisagens que importe conservar e proteger pela feição notável com que tenham sido dotados pela natureza ou agenciados pela indústria humana”. Acerca do patrimônio natural brasileiro, assinale a alternativa correta.
Os primeiros parques nacionais brasileiros, criados na década de 30 do século XX, priorizavam a preservação de processos ecológicos, de espécies vegetais ou animais e de ecossistemas; atualmente, o critério exclusivo da preservação é caráter estético, considerando a beleza cênica e paisagística.
A Constituição Federal assegura o interesse pelo patrimônio natural do país, ao incluir, em seu art. 216, a informação de que constituem patrimônio cultural brasileiro os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
Contemporaneamente, a interpretação da necessidade de preservação do patrimônio natural se fundamenta no intuito de assegurar à humanidade a utilização dos recursos naturais para fins econômicos e industriais.
Intervenções propostas em sítios naturais protegidos são de atribuição exclusiva do IPHAN.
Os monumentos naturais, sítios e paisagens, quando tombados, são inseridos no Livro de Tombo de Belas Artes.
A fase de cadastramento de informações em um projeto de intervenção para bens culturais imóveis (escalas do edifício e da cidade) é essencial para o sucesso da proposta, uma vez que, de sua análise, resultarão importantes diretrizes para o partido arquitetônico e, naturalmente, para a obra. Acerca desta fase, assinale a alternativa correta.
A pesquisa histórica e iconográfica, integrante da fase de cadastramento, compreende o levantamento arquitetônico/urbanístico minucioso do edifício ou do sítio.
Compilação e análise de registros oficiais, iconografia histórica, história oral, artigos de jornais, periódicos e outras fontes são componentes do levantamento fotográfico.
O produto fundamental das prospecções arquitetônicas e arqueológicas na fase de cadastramento é o registro gráfico chamado mapeamento de danos, que contém o estado de conservação e a identificação das patologias existentes em uma edificação ou sítio.
Diagnóstico do estado de conservação é um sinônimo para partido arquitetônico da intervenção proposta.
O cadastramento pode ser subdividido nos seguintes grupos de informações: pesquisa histórica e iconográfica; levantamento arquitetônico/urbanístico detalhado; levantamento fotográfico minucioso; vistoria do estado de conservação e das patologias; mapeamento de dados; diagnóstico do estado de conservação; e prospecções arquitetônicas e arqueológicas.
Os projetos de conservação e restauração para bens imóveis ou conjuntos urbanos exigem minuciosa pesquisa retrospectiva que resgate simultaneamente o histórico do bem e da sociedade a ele vinculada, procurando identificar uma série de fatores que, associados, resultaram na produção do artefato de valor cultural. Portanto, são etapas do projeto de conservação e restauração, na sequência cronológica em que devem ser desenvolvidas,
cadastramento e pesquisa; elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; execução da obra; implementação do uso; conservação preventiva.
elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; cadastramento e pesquisa; execução da obra; conservação preventiva; implementação do uso.
elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; cadastramento e pesquisa; implementação do uso; conservação preventiva; execução da obra.
cadastramento e pesquisa; conservação preventiva; elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; execução da obra; implementação do uso.
elaboração da proposta arquitetônica ou urbanística; conservação preventiva; cadastramento e pesquisa; implementação do uso; execução da obra.
O tombamento pode ser entendido como a classificação de um bem de interesse patrimonial em uma ou mais categorias culturais legalmente previstas, por meio da inscrição nos chamados Livros de Tombo. Não é informação necessária para o início do processo de tombamento de bens imóveis (candidatura), visando à sua preservação enquanto patrimônio cultural, o(a)
projeto de restauração aprovado pelos órgãos competentes.
documentação de propriedade do bem.
identificação minuciosa do bem, incluindo sua localização.
justificativa da candidatura do bem, considerando a descrição sumária dos valores culturais.
contextualização do bem segundo dimensões (física, econômica, social, estética etc.).
O Passeio Público do Rio de Janeiro é considerado o mais antigo jardim público brasileiro. Segundo ROBBA e MACEDO (2003), sua construção “foi motivada pelas novas idéias que estavam surgindo na Europa, voltadas para o usufruto dos espaços ao ar livre, principalmente por parte da burguesia mercantil européia em ascensão, que necessitava de um espaço – extraterritorial – dentro da cidade, onde pudesse exibir sua riqueza e poder, diferente do espaço destinado às demonstrações de poder da nobreza, como as places royales francesas e as plazas mayores espanholas”. A respeito do Passeio Público carioca, assinale a alternativa correta.
O projeto original, datado do final do século XVIII, foi elaborado pelo paisagista francês Auguste François Marie Glaziou.
Na segunda metade do século XIX, o Passeio Público foi submetido a uma reforma de autoria de Valentim da Fonseca e Silva (Mestre Valentim).
O desenho original de Glaziou foi caracterizado pela regularidade e ortogonalidade dos caminhos, posteriormente substituída pelo traçado sinuoso do Mestre Valentim.
Devido à configuração resultante da reforma do século XIX, é considerado o primeiro jardim romântico brasileiro, caracterizado pela presença de elementos escultóricos e pitorescos, a incluir um lago de linhas sinuosas.
Foi totalmente reformado nos anos 50 do século XX pelo paisagista Roberto Burle Marx, o que lhe conferiu a atual aparência moderna.
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