Listagem de Questões sobre Geral
A respeito de desenhos assistidos por computador, assinale a alternativa correta.
AutoCAD é o nome de um software (programa) originalmente desenvolvido para geoprocessamento.
CAD significa Construção Acompanhada de Desenho.
Trim é um comando utilizado para duplicar e mover linhas.
Offset é um comando utilizado para espelhar e cotar desenhos.
Layers são camadas de informações no desenho úteis para organizá-las por categoria, permitindo diferentes visualizações de um mesmo arquivo, facilitando o gerenciamento do desenho.
Em relação à mobilidade urbana no Brasil, assinale a alternativa correta.
Políticas, ações técnicas e estudos científicos a respeito da mobilidade urbana no Brasil observam prioritariamente os seguintes aspectos: modos de transporte; origens e destinos das viagens; relação entre transporte público e transporte particular; estrutura geométrica de vias; sistemas tarifários e filiação estilística das edificações.
A forma da malha viária das cidades brasileiras não interfere nos deslocamentos urbanos.
O aumento nos congestionamentos nas cidades brasileiras é resultante de alguns fatores, a incluir o processo de crescimento urbano desde finais do século XIX; as elevadas taxas de urbanização no país, especialmente a partir dos anos 40 do século XX; o aumento na frota de veículos e a crescente opção pelo transporte individual em detrimento do público.
Mobilidade urbana é o desenho do conjunto de vias da cidade, entendidas em seu caráter relacional, isto é, conforme a interdependência entre as diversas partes componentes.
A opção por um novo padrão de mobilidade caracterizado pelo aumento no uso do transporte coletivo em oposição à redução no uso do transporte individual (veículo particular) vem se verificando no Brasil, nos últimos anos, o que tem produzido significativo incremento nos congestionamentos urbanos em grandes cidades.
Com o advento da Revolução Industrial, os edifícios ferroviários se transformaram em emblemas de sua época. Durante o século XIX e começo do século XX, as ferrovias e as estações ferroviárias expressavam o processo de integração entre cidades com base em uma velocidade sem precedentes, o que facilitava a circulação de ideias, materiais e padrões. Além disso, as estações não consistiam em uma edificação unitária: enquanto, nas plataformas, eram adotadas as técnicas e materiais então contemporâneos e de vanguarda (estrutura leve e esbelta, com ênfase na aplicação de ferro e vidro), os saguões de chegada materializavam a profusão estilística ao melhor gosto eclético, produzindo estações semelhantes a casas rurais, catedrais góticas, templos gregos, banhos romanos ou a mescla de tudo isso. No que se refere ao patrimônio ferroviário brasileiro, julgue os itens seguintes e assinale a alternativa correta.
I A primeira ferrovia do Brasil foi a Estrada de Ferro Petrópolis, posteriormente rebatizada “Estrada de Ferro Mauá”, inaugurada em 1854.
II Dois dos mais importantes exemplares do patrimônio ferroviário remanescente no Brasil são as Estações da Luz e Júlio Prestes, na cidade de São Paulo – SP.
III O patrimônio ferroviário remanescente na atual região Nordeste brasileira é inexpressivo devido à ausência de abertura de linhas férreas durante o período compreendido entre o Brasil Império e as primeiras décadas da República.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Todos os itens estão certos.
O desenho universal, que, em Arquitetura, compreende aquele que visa atender à maior gama de variações possível das características antropométricas e sensoriais da população, de forma autônoma, segura e confortável, procura promover a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. A esse respeito, julgue os itens a seguir e assinale a alternativa correta.
I O módulo de referência (MR) do espaço ocupado por uma pessoa que utiliza cadeira de rodas corresponde a uma projeção de 0,80 m por 1,20 m no piso.
II Espaço acessível é todo aquele que pode ser percebido e utilizado em sua totalidade por todas as pessoas, inclusive aquelas com mobilidade reduzida.
III Edifícios tombados não devem sofrer reformas em favor do desenho universal, de modo a não comprometer a integridade e a condição de bem cultural imóvel.
Apenas os itens II e III estão certos.
As discussões a respeito da perda de vitalidade em centros históricos promovem amplos debates. Argumenta-se que o processo de expansão das cidades brasileiras ao longo do século XX ou produziu a estagnação dos centros antigos devido ao surgimento de novos centros ou promoveu a destruição do patrimônio arquitetural remanescente e a substituição das atividades que garantiam sua sobrevivência. A respeito dos centros históricos, é correto afirmar que
a preservação dos centros históricos pressupõe a interpretação dessas áreas na condição de artefato urbano isolado, o que facilita a aplicação de ações e políticas de salvaguarda. Por essa razão, delimita-se a poligonal de tombamento.
as intervenções nos centros históricos devem ser restritas à área antiga propriamente dita, tendo em vista que a garantia da vitalidade nesses locais depende exclusivamente das ações e iniciativas ali desenvolvidas.
alterações morfológicas na cidade e incremento da mancha urbana, decorrentes da própria dinâmica e expansão das cidades, apresentam intrínsecas correlações com o processo de deslocamento do centro ativo urbano e a formação de novas centralidades, o que sugere considerá-los responsáveis diretos pela perda de vitalidade nas antigas áreas centrais.
ações em centros históricos com base apenas na recuperação e(ou) no embelezamento de fachadas têm se provado efetivas para a recuperação de tais áreas.
as políticas de salvaguarda para os centros históricos devem estar dissociadas da política urbanística global, já que esta última envolve uma série de variáveis que não incidem nas áreas antigas.
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